Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

O nosso Presidente

28 de Agosto, 2014
Pelo seu envolvimento directo nas acções de natureza desportiva, contribuindo grandemente para os níveis de desenvolvimento que o sector conhece, era uma grande injustiça não dedicar, numa data como hoje, algumas linhas, por mais breves que sejam, em tom de felicitação ao Presidente da República, que comemora mais um ano de vida.

As páginas da História do nosso desporto em circunstância alguma podem ser escritas sem o nome de José Eduardo dos Santos.
O Presidente da República sempre esteve de mãos dadas com o Desporto, intervindo nos momentos oportunos sempre que foi necessário. O Povo Angolano, sobretudo aqueles que vivem o Desporto, reconhecem este seu lado.

Os desportistas angolanos estão felizes, por terem o Presidente que têm. Há países em que os seus líderes dedicam muito pouca atenção à vida desportiva, ficando muitas vezes o Desporto limitado em termos de acções competitivas e até mesmo de desenvolvimento ante carências de toda a ordem.

A dimensão desportiva dos Presidentes é determinante para o desenvolvimento desportivo. Angola neste aspecto não tem razões de queixa. O nosso Presidente da República é detentor de um volumoso álbum fotográfico, com imagens em vários recintos desportivos, na condição de apoiante ou de praticante. Não é sem razão que em entrevista afirmou que "sou um desportista emprestado à política".

Aliás, pela sua forma de ser e de estar no Desporto, tem dado luz verde à realização de vários acontecimentos desportivos de vulto no país. Depois do Campeonato Africano das Nações de Futebol em 2010, em Setembro do ano passado foi a vez de acolhermos a nata do hóquei mundial, num certame que foi um estrondoso sucesso em termos de organização.

Pela primeira vez o campeonato do mundo da modalidade era disputado no continente africano. Em termos competitivos honrámos o nome de Angola. Em termos de prestígio e imagem os ganhos foram volumosos, para além de terem sido construídos dois imponentes pavilhões, o Arena do Kilamba e o Welwitchia Mirabilis na cidade do Namibe.

No basquetebol Angola conquistou o continente e prepara agora voos mundiais. A dedicação desportiva do Chefe de Estado bem merecia ser compensada com mais conquistas. Mas, optimistas que somos e sempre fomos, temos fé que isto não tarda a acontecer, sobretudo porque sabemos juntar as mãos na construção de um bem comum.

Por tudo isso, não devíamos ficar indiferentes à importância do 28 de Agosto, apelando à sensibilidade do Presidente da República, para que continue a olhar o nosso Desporto com a mesma atenção, com a mesma sensibilidade, para alcançarmos patamares mais altos. Parabéns Presidente!

Últimas Opinies

  • 22 de Agosto, 2019

    O divrcio anunciado

    Não faz ainda muito tempo do anúncio do divórcio, entre o órgão reitor do futebol nacional e o então seleccionador nacional de honras, o sérvio Srdjan Vasiljevic, que ontem deixou o país.

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Corrigir o mal no futebol (I)

    A semana passada terminei o artigo com a seguinte sentença: “(…) é importante mudar de estratégia

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Mais um falso arranque do Interclube

    Para o desalento dos prosélitos do futebol sénior masculino, as cortinas do Girabola Zap, versão 2019/20, foram descerradas com máculas na jornada inaugural que, mais uma vez, põem em causa a capacidade organizativa da Federação Angolana de Futebol (FAF), que parece apostada numa competição em que é premiada a instituição que mais erros comete ao longo do “consulado”.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    O pas dos amigalhaos

    Foi recentemente anunciada a rescisão contratual do treinador Srdjan Vasilevic com a Federação Angolana de Futebol.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    Como causar impacto atravs do marketing?

    De facto, para que se crie um impacto forte e eficaz através do marketing desportivo, é indispensável que os clubes e federações deem atenção ao formato comunicativo a ser utilizado.

    Ler mais »

Ver todas »