Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

O nosso Presidente

28 de Agosto, 2014
Pelo seu envolvimento directo nas acções de natureza desportiva, contribuindo grandemente para os níveis de desenvolvimento que o sector conhece, era uma grande injustiça não dedicar, numa data como hoje, algumas linhas, por mais breves que sejam, em tom de felicitação ao Presidente da República, que comemora mais um ano de vida.

As páginas da História do nosso desporto em circunstância alguma podem ser escritas sem o nome de José Eduardo dos Santos.
O Presidente da República sempre esteve de mãos dadas com o Desporto, intervindo nos momentos oportunos sempre que foi necessário. O Povo Angolano, sobretudo aqueles que vivem o Desporto, reconhecem este seu lado.

Os desportistas angolanos estão felizes, por terem o Presidente que têm. Há países em que os seus líderes dedicam muito pouca atenção à vida desportiva, ficando muitas vezes o Desporto limitado em termos de acções competitivas e até mesmo de desenvolvimento ante carências de toda a ordem.

A dimensão desportiva dos Presidentes é determinante para o desenvolvimento desportivo. Angola neste aspecto não tem razões de queixa. O nosso Presidente da República é detentor de um volumoso álbum fotográfico, com imagens em vários recintos desportivos, na condição de apoiante ou de praticante. Não é sem razão que em entrevista afirmou que "sou um desportista emprestado à política".

Aliás, pela sua forma de ser e de estar no Desporto, tem dado luz verde à realização de vários acontecimentos desportivos de vulto no país. Depois do Campeonato Africano das Nações de Futebol em 2010, em Setembro do ano passado foi a vez de acolhermos a nata do hóquei mundial, num certame que foi um estrondoso sucesso em termos de organização.

Pela primeira vez o campeonato do mundo da modalidade era disputado no continente africano. Em termos competitivos honrámos o nome de Angola. Em termos de prestígio e imagem os ganhos foram volumosos, para além de terem sido construídos dois imponentes pavilhões, o Arena do Kilamba e o Welwitchia Mirabilis na cidade do Namibe.

No basquetebol Angola conquistou o continente e prepara agora voos mundiais. A dedicação desportiva do Chefe de Estado bem merecia ser compensada com mais conquistas. Mas, optimistas que somos e sempre fomos, temos fé que isto não tarda a acontecer, sobretudo porque sabemos juntar as mãos na construção de um bem comum.

Por tudo isso, não devíamos ficar indiferentes à importância do 28 de Agosto, apelando à sensibilidade do Presidente da República, para que continue a olhar o nosso Desporto com a mesma atenção, com a mesma sensibilidade, para alcançarmos patamares mais altos. Parabéns Presidente!

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »