Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Os semi-finalistas

14 de Novembro, 2019
Hoje, depois de semanas de enorme refrega nas quadras , o campeonato do mundo de futebol de Sub-17 tem a honra de definir os finalistas, quando se disputarem os dois jogos correspondentes às meias-finais. Brasil-França e Holanda-México são as quatro selecções, que sobreviveram a um crivo em que outras 28 acabaram devolvidas a casa.
Tratam-se de dois jogos electrizantes, que prometem disputa até ao limite dado a capacidade das equipas intervenientes e daquilo que configuram os respectivos objectivos. A determinação de ambas é forte, como seria de esperar de um concorrente, que depois de ter passado por todos escolhos tenha o mérito de atingir as meias-finais.
De resto, quem chega à esta fase da prova, como o fizeram as quatro selecções, vê subir em espiral as suas ambições e o desejo de conquista. Pois, acha-se na condição de quem já superou as piores adversidades do torneio e mais perto do triunfo. É este quesito, que valoriza os jogos agendados para logo mais.
Pelo nível de futebol patenteado até aqui, pelas equipas, pode, qualquer observador, concluir que ambas estão em condições perfeitas de lutarem pelos seus objectivos, sendo que nada pode vir a constituir surpresa alguma. Quer na qualificação daquelas que forem capazes, quer na desqualificação daquelas que vier a ter a desdita de soçobrar.
No caso do Brasil-França, há tendência mais para os locais, por razões que esta condição pode proporcionar obviamente, aliando a isto o facto de, futebolisticamente falando, ser o Brasil aquilo que é. Ainda assim, não se coloca definitivamente à parte a possibilidade da França reagir à medida e apanhar a todos em contramão. O futebol está sujeito a tudo mais alguma coisa.
Dir-se-ia que é enorme a expectativa que envolve estas meias-finais, que sobraram apenas para sul americanos e europeus ante a desqualificação de todos os representantes africanos e asiáticos. Realmente, o capricho do emparceiramento pode levar a uma final sul americana, europeia ou euro-sul americana tudo isto determinado pela forma como vier a ser o desfecho dos jogos de logo mais.
Entretanto, é importante aferir aqui que no outro jogo entre Holanda e México, a disputa pode ser mais acirrada, em face da necessidade que têm os holandeses de revalidação do título. Seja como for, vamos aguardar a ver que cruzamento teremos para a tão esperada final de domingo próximo. Desde já, diga-se, em obediência à verdade, que qualquer um dos quatro semi-finalistas é dono de bom toque de bola.

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »