Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Palancas ao trabalho

28 de Maio, 2015
A Selecção Nacional já foi convocada com vista às eliminatórias de acesso ao CAN-2017, a disputar-se no Gabão. Depois do desaire na prova passada com o palco na Guiné Equatorial, os Palancas Negras esperam fazer uma campanha mais auspiciosa de modo a regressar ao convívio dos grandes, na maior festa do futebol africano.

Romeu Filemon, Seleccionador Nacional dos Palancas Negras, convocou um grupo que de momento parece-lhe ser o dos melhores jogadores. É com ele que pretende dar início à campanha que pode conduzir o país à oitava presença na fase final de um CAN. O jogo de estreia referente à primeira jornada do Grupo B, é já no próximo dia 13 de Junho com a República Centro Africana, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Angola está num grupo considerado acessível, que integra além da RCA, o Madagáscar e a República Democrática do Congo. Ainda assim, só com trabalho e com uma campanha arrojada e bem preparada pode ser possível concretizar a pretensão de chegar ao Gabão.

Os Palancas Negras têm duas semanas pela frente e devem tirar o máximo proveito desse tempo. Espera-se, que não hajam constrangimentos em termos administrativos, de modo a não dificultar a programação feita pelo técnico. É importante que os jogadores que actuam fora de Angola cheguem à tempo e horas para integrar o grupo de trabalho.

O processo de renovação em curso, iniciado no ano passado, não pode parar. Mesmo que isso tenha sido uma das causas que custou a não qualificação dos Palancas Negras no CAN passado, é preciso não nos esquecermos que ganhámos um leque de novos jogadores que vieram emprestar outra qualidade à Selecção Nacional. Jogadores como Carlitos, Evadro, Kuagica, Patrick , Rudy, Dolly Menga, Igor Vetokele, Buatu são algumas das caras que engrossam as opções de Romeu Filemon.

Com estes assistiu-se, paulatinamente, a tão desejada e solicitada renovação que os aficionados do futebol tanto clamavam aos Palancas Negras, a fim de inaugurar um novo ciclo para o futebol nacional em virtude dos resultados nada famosos que o país teve nas duas últimas participações, em fase finais do Campeonato Africano das Nações, em 2012. No ano passado, as coisas também não correram muito bem, mas havia alguma tolerância em virtude da renovação que se estava a operar. Romeu Filemon tem agora mais conhecimento dos jogadores e já se lhe exige mais. Contudo, a prioridade deve ser o trabalho de maturação da equipa e não tanto os resultados.

Com a convocatória divulgada, é preciso criar as condições para que técnicos e jogadores possam dar início aos trabalhos com motivação e vontade de operar as mudanças que se impõem. O que interessa agora, é colocar mãos à obra.

Últimas Opinies

  • 19 de Agosto, 2019

    Como causar impacto atravs do marketing?

    De facto, para que se crie um impacto forte e eficaz através do marketing desportivo, é indispensável que os clubes e federações deem atenção ao formato comunicativo a ser utilizado.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    Petro escorregou Vasiljevic j era

    O grande Petro já  atemoriza os seus adeptos em poder continuar a fazer travessia no deserto neste seu “hibernar” sem título desde 2009: empatou mesmo depois de o presidente.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    Cartas dos Leitores

    Penso, que não há  muitas alterações  em relação aos candidatos, o 1º de Agosto procura o Penta e o Petro luta para quebrar o jejum de 10 anos, sem conquistar o campeonato.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    Girabola de todos

    Soltaram-se assobios, no último fim-de-semana. Voltou aos palcos nacionais, o futebol de primeira grandeza. Ou seja, o campeonato nacional da primeira divisão, o nosso Girabola.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    O segundo pecado da FAF

    A direcção de Artur Almeida e Silva acaba de cometer o segundo pecado, na gestão dos destinos da Federação Angolana de Futebol(FAF). O primeiro, assenta na desorganização que já a caracteriza.

    Ler mais »

Ver todas »