Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Palancas e o estgio

08 de Junho, 2019
Ao que tudo indica, a Selecção Nacional de futebol que prepara em Portugal a participação para o CAN\'2019, com início marcado para o próximo dia 21, pode ficar por apenas um jogo de preparação, que acontece hoje com a Guiné Bissau, que se prepara, igualmente, para a mesma competição. O outro jogo, que seria com os Camarões, ficou nos diversos.
Mais uma vez, a diplomacia da Federação Angolana de Futebol não funcionou. Pois, pensamos que tão logo terminou a fase qualificativa, e uma vez alcançado o objectivo, devia estabelecer-se os contactos necessários com algumas federações africanas de futebol, de modo a acautelar a situação. Foi, de resto, este o procedimento que tiveram os outros países qualificados.
Na verdade, não é benéfico chegar a uma competição de tamanha grandeza, sem jogos nos pés. Um jogo, apenas, pode não significar nada. Três, quatro jogos seria o normal. Pois, ia permitir ao Seleccionador Nacional ter uma visão mais apurada, sobre o desempenho individual das unidades convocadas, bem como a desenvoltura da própria equipa.
Por isso, somos de opinião que em lugar do estágio ser em Portugal, fosse em qualquer país africano, que tenha um campeonato com equipas competitivas, com as quais se acertassem jogos de entrosamento, já que com selecções fica um tanto difícil, neste momento, em que todas correm para o mesmo objectivo.
É certo, que o campeonato português, também já terminou e podia fazer-se o mesmo. Mas sabemos das voltas que dá, acertar um jogo com uma equipa da Primeira Liga, nesta altura, em que os jogadores estão dispensados para o gozo de merecidas férias. Outra saída, que era bastante benéfica, era por exemplo, quatro selecções de uma mesma região acertar um torneio quadrangular, embora, a consumação do mesmo passasse pela boa vontade das partes. Portanto, estagiar fora do país, só para trabalhar os aspectos técnico e tácticos sem jogos, é o mesmo que nada.
Se calhar, estagiar no país e efectuar alguns jogos com equipas, como do nível do Sagrada Esperança, Desportivo da Huíla, Kabuscorp e outras, sobretudo, às com poucas unidade entregues à selecção, seria vantajoso. Porém, até ao dia do embarque para o cenário da competição, ainda falta algum tempo e pode ser que apareçam mais adversários.

Últimas Opinies

  • 19 de Setembro, 2019

    Capitalizar os Capitas

    Está na baila o que adjectivo por “Caso Capita”, que até onde sei envolve a direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto, o agente do jogador, a Federação Angolana de Futebol e a família de sangue do referido atleta, que até prova em contrário, ainda está vinculado ao clube militar, que o inscreveu para a presente época futebolística.

    Ler mais »

  • 19 de Setembro, 2019

    Cartas dos Leitores

    Sinto-me bem na província da Lunda-Norte. As pessoas têm sido fantásticas comigo, em todos os aspectos. Têm-me apoiado bastante e, naturalmente, os jogadores, direcção e todos os membros do clube.

    Ler mais »

  • 19 de Setembro, 2019

    Pensamento de Drogba

    Considerando que a vida é feita de sonhos e ambições, é de todo legítimo o pensamento do antigo internacional costa-marfinense Didier Drogba, em traçar como meta das suas ambições, enquanto homem do futebol, a presidência da Federação Costa-marfinense de Futebol.

    Ler mais »

  • 16 de Setembro, 2019

    O lado difcil do marketing desportivo

    "Do jeito que vocês estão a trabalhar, o marketing desportivo em Angola, muito abaixo da linha da cintura, creio que este é o pior momento possível para se apostar no sector”, desabafou um especialista brasileiro, numa conversa mantida recentemente em ambiente reservado, com um pequeno grupo de jovens empreendedores, que "sonham" fazer grandes negócios através do marketing desportivo.

    Ler mais »

  • 16 de Setembro, 2019

    Cartas dos Leitores

    O Sagrada é um clube com carisma, mística e sente-se isso na província, quer no dia-a-dia com os adeptos, quer no contacto com as pessoas.

    Ler mais »

Ver todas »