Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Prolas na Europa

05 de Março, 2015
A Selecção Nacional, de andebol feminino, está em Portugal desde ontem, para cumprir a primeira parte de um estágio que encerra na Holanda, antecâmara do Torneio Pré-Olímpico que vai decorrer no país de 19 a 21 do corrente. Um Torneio de grande responsabilidade para o “Sete” Nacional, uma vez que só o vencedor garante o “passaporte” para os Jogos Olímpicos de 2016, a disputar-se na cidade brasileira do Rio de Janeiro.

O estágio a decorrer em Portugal e na Holanda vai servir para as atletas superarem as debilidades demonstradas durante o Torneio “Angola 40 anos” que venceram de forma categórica. A forma como o combinado nacional superou as suas adversárias, incluindo a campeã mundial em título, o Brasil, justifica o ambiente que se vive no seio do grupo de trabalho.

As expectativas em relação à equipa cresceram muito, para além do benefício da dúvida, que um plantel renovado e constituído na maioria por jogadores jovens, inexperientes, liderado por um treinador novo e estrangeiro, devia ter merecido. Vencer o “Angola 40 anos” de forma categórica e incontestável, é uma demonstração inequívoca de força, mas também um sinal claro de crescimento que a equipa sofreu ao longo dos últimos tempos.

A vitória sentenciou o combinado nacional a uma verdadeira prova de maturidade e firmeza. A primeira fase do estágio iniciou ontem, na região portuguesa de Gaia, encerra no próximo dia oito. Nesta primeira fase, a nota dominante radica nos testes físicos. Os jogos de preparação vão decorrer na Holanda, de nove a 14 do corrente mês.

Momentos antes do embarque para Lisboa, João Florêncio, o técnico do combinado nacional, sublinhou que o principal objectivo do grupo é tentar ganhar o torneio pré-olímpico de Luanda, a única forma das nossas pérolas participarem nos próximos Jogos Olímpicos.

O triunfo no Torneio “Angola 40 anos”, pode funcionar como um elemento fundamental no seio das atletas para a concretização dos objectivos traçados, não apenas pela FAND como de todo o colectivo de trabalho. O estágio veio na melhor altura, com o técnico a prometer que vai manter o ritmo vencedor que foi evidenciado no “Angola 40 anos” nos três jogos de preparação programados para este estágio, com as equipas da Holanda e da Alemanha.

O torneio qualificativo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro conta com a confirmação das selecções do Senegal, RDC, Tunísia, campeã africana em título e Angola, na qualidade de equipa anfitriã, vai disputar-se no pavilhão da Cidadela, ao contrário do Multiusos do Kilamba, como inicialmente previsto

A estreia das angolanas acontece no dia 19 com o Senegal, seguindo-se a RDC e encerra com a Tunísia. Os processos de crescimento sustentados não contemplam espaço à desilusão. Para dizer que todos os angolanos estão ansiosos pelo início do Pré-Olímpico que pode catapultar as nossas pérolas a mais um feito desportivo.

Últimas Opinies

  • 15 de Julho, 2019

    O real papel do gestor desportivo

    As funções de um gestor desportivo não são mais do que as funções de um gestor de empresas, adaptadas e ajustadas às particularidades de um clube ou federação desportiva.

    Ler mais »

  • 15 de Julho, 2019

    Quem explica o desporto angolano?

    O nosso desporto merece um estudo profundo, para se encontrar explicações que justifiquem os resultados que vai tendo.

    Ler mais »

  • 15 de Julho, 2019

    Cartas dos Leitores

    No nosso grupo (A),  somos a única selecção (Angola) que tem a sua primeira participação  a este nível. Canadá vai para a sua sétima, Nova Zelândia.

    Ler mais »

  • 15 de Julho, 2019

    Objectivo falhado

    Angola não conseguiu alcançar o objectivo preconizado no Mundial de Hóquei em Patins, que se disputou em Barcelona, Espanha, acabando por se quedar na sexta posição.

    Ler mais »

  • 13 de Julho, 2019

    Cartas dos Leitores

    Vamos entrar para o campeonato em cada jogo para ganhar, nós queremos começar bem, com o pé direito. Como sabem, já temos o calendário.

    Ler mais »

Ver todas »