Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Regresso das Afrotaas

06 de Fevereiro, 2014
As competições continentais a nível de clubes regressam no próximo fim-de-semana, com a disputa dos jogos referentes às preliminares da Liga dos Campeões e da Taça da Confederação. Angola tem quatro equipas inscritas, duas na Liga dos Campeões (Kabuscorp e 1º de Agosto) e outras duas na Taça da Confederação (Petro de Luanda e Desportivo da Huíla).

Deste quarteto de equipas duas são novatas nas provas continentais. Referimo-nos ao Kabuscorp do Palanca e ao Desportivo da Huíla, cujo baptismo é diante do Côte D'or das Ilhas Seicheles e do FC Monana, do Gabão.

Face ao maior nível competitivo do futebol praticado no Gabão, podemos prever mais dificuldades para a equipa huilana, que tem de trazer de Libreville um resultado que lhe garanta encarar os derradeiros 90 minutos com alguma esperança de se qualificar para a próxima eliminatória.

O mesmo não podemos dizer do campeão nacional, o Kabuscorp, que viaja até às Ilhas Seicheles para se apresentar no contexto do futebol continental. É o seu primeiro jogo nas provas sob a égide da CAF e estamos em crer que a equipa do Palanca tudo vai fazer para entrar em grande.

No futebol tudo pode acontecer. A prática tem provado que nem sempre as grandes equipas conseguem superar as mais pequenas. Estas, por vezes, agigantam-se e deitam por terra as ambições das mais capacitadas. Isto para dizer que o Kabuscorp não pode entrar para o rectângulo de jogo convencido que tem a eliminatória ganha. Tudo só se consegue depois dos 180 minutos.

A equipa do Palanca viaja para as Ilhas Seicheles com os níveis de motivação bastante altos. A conquista da Supertaça, diante de um dos colossos do futebol nacional, o Petro de Luanda, elevou a confiança da equipa. Os palanquinos têm ainda a seu favor o facto de decidirem a eliminatória em sua casa.

Mesmo que tragam do jogo da primeira mão um resultado negativo (desde que não seja uma derrota por números expressivos), têm tudo para continuar a sonhar com a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ainda na Liga temos o 1º de Agosto, que vai decidir a sua continuidade na prova diante do Lioli do Lesoto. Um opositor pouco conhecido nas lides do futebol continental, por isso bem acessível às ambições da equipa do rio seco. Nem mesmo o facto de disputar os derradeiros 90 minutos da eliminatória em casa do adversário retira ao 1º de Agosto a condição de favorito.

O Petro de Luanda está de regresso às competições africanas, depois de uma pausa de um ano. A equipa vai encarar o African Stars da Namíbia, cujo futebol está em ascensão nos últimos anos. Ainda assim, concedemos cerca de 90 por cento de favoritismo aos petrolíferos.

Temos um fim-de-semana repleto de atractivos, com os adeptos a vibrarem com o regresso do futebol, depois de um interregno prolongado.

Últimas Opinies

  • 24 de Agosto, 2019

    O amiguismo na resciso

    O assunto de momento no nosso futebol, convenhamos, é sem dúvidas o desenlace entre a Federação Angolana de Futebol (FAF) e o técnico Srdjan Vasiljevic, em face de algumas situações que vinham acontecendo e que originou que se estalasse o verniz.

    Ler mais »

  • 24 de Agosto, 2019

    Cartas dos Leitores

    Os jogadores aguardaram isso dos dirigentes, para que a motivação crescesse

    Ler mais »

  • 24 de Agosto, 2019

    O sonho dos grupos

    Após as vitórias extramuros nas deslocações à Tanzânia e ao Lesotho, o 1º de Agosto e Petro têm, neste fim-de-semana, a oportunidade soberana de confirmarem a qualificação para última eliminatória de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Cartas dos Leitores

    Viemos a público para responder ou esclarecer o que aconteceu.

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    O divrcio anunciado

    Não faz ainda muito tempo do anúncio do divórcio, entre o órgão reitor do futebol nacional e o então seleccionador nacional de honras, o sérvio Srdjan Vasiljevic, que ontem deixou o país.

    Ler mais »

Ver todas »