Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Sem margem para erros

22 de Outubro, 2017
O Girabola está num ponto em que cada jornada se torna num grande dilemapara as equipas do topo e do fundo da tabela de classificação, pois as dúvidas que ainda persistem quer para a definição do próximo campeão, como para as equipas menos produtivas que descem de divisão podem arrastar-se até à última jornada da competição, com as lágrimas de alegria e tristeza que se esperam, com o desconsolos normais de quem chega ao fim da jornada sem ter logrado os objectivos previstos.

O Leste pode decidir o campeão de futebol desta temporada, quando o campeonato na sua recta final tem na corrida apenas duas equipas, com o mesmo número de pontos, 1º de Agosto e Petro de Luanda.

Algo impensável no início da competição, se tivermos em conta que os dois conjuntos locais não entravam nas contas do título. E, por esta altura, fazem-no por via indirecta, porque nos confrontos de hoje têm pela frente as duas equipas que ainda podem arrebatar o troféu.

O 1º de Agosto e o Petro de Luanda têm pela frente na jornada que hoje se completa equipas daquelas paragens mas ambas com desempenho diferente na prova, o que ainda assim não altera a possibilidade do resultado de ambas nos jogos com as formações luandenses determinar o curso do Girabola até ao seu final.

No Estádio 11 de Novembro, o facto do Progresso da Lunda Sul estar na zona perigosa da classificação, correndo o risco de descer de divisão, pode torna-lo num adversário complicado e perigoso para o1º de Agosto que, teoricamente, é o favorito na partida.

Se o Progresso precisa tanto de pontos como de pão para a boca, o seu adversário não se pode dar ao luxo de desperdiçar pontos. E o 1º de Agosto só chega a campeão se só somar triunfos nos jogos que ainda tem por disputar, dada a vantagem que leva sobre o Petro de Luanda nos jogos entre si (empate e vitória), facto que pode ser o único elemento determinante nas contas finais, se as duas equipas terminarem a prova com o mesmo número de pontos.

A deslocação do Petro ao encontro do Sagrada Esperança é outro atractivo esta tarde. A equipa luandense está dependente do outro concorrente, e sabe que só quebra o jejum de títulos se este escorregar em qualquer dos jogos que ainda tem por disputar.

Na \"cauda\" da classificação também há movimentação. A fuga à despromoção acelera o batimento cardíaco de muita gente numa campanha em que estão envolvidas cinco equipas, entre as quais o ASA e o Progresso da Lunda Sul.

De resto, e até ao cerrar das cortinas, o campeonato promete emoções fortes na busca do campeão e das formações que dão lugar as formações saídas da Segundona, Domant, Sporting de Cabinda e Casa Militar do Cuando Cubango.

Últimas Opinies

  • 22 de Agosto, 2019

    O divrcio anunciado

    Não faz ainda muito tempo do anúncio do divórcio, entre o órgão reitor do futebol nacional e o então seleccionador nacional de honras, o sérvio Srdjan Vasiljevic, que ontem deixou o país.

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Corrigir o mal no futebol (I)

    A semana passada terminei o artigo com a seguinte sentença: “(…) é importante mudar de estratégia

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Mais um falso arranque do Interclube

    Para o desalento dos prosélitos do futebol sénior masculino, as cortinas do Girabola Zap, versão 2019/20, foram descerradas com máculas na jornada inaugural que, mais uma vez, põem em causa a capacidade organizativa da Federação Angolana de Futebol (FAF), que parece apostada numa competição em que é premiada a instituição que mais erros comete ao longo do “consulado”.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    O pas dos amigalhaos

    Foi recentemente anunciada a rescisão contratual do treinador Srdjan Vasilevic com a Federação Angolana de Futebol.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    Como causar impacto atravs do marketing?

    De facto, para que se crie um impacto forte e eficaz através do marketing desportivo, é indispensável que os clubes e federações deem atenção ao formato comunicativo a ser utilizado.

    Ler mais »

Ver todas »