Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Sem tempo a perder

14 de Junho, 2015
Mais do que uma partida amigável, o jogo com os Bafana Bafana vai servir para limar arestas e para Romeu Filemon tirar ilações do trabalho desenvolvido no Lubango, que serviu para preparar a primeira jornada do Grupo B da fase de qualificação ao CAN. Para o jogo na cidade do Cabo, o seleccionador nacional vai utilizar os jogadores que actuam no Girabola, por serem os que vão alinhar para o compromisso com os suazis, mas não se descarta que os profissionais que actuam no exterior sejam igualmente requisitados.

Depois disso, os Palancas Negras voltam a defrontar a Suazilândia para a segunda volta do CHAN, na primeira semana de Julho, partida que vai fechar o ciclo dos primeiros três jogos agendados. A expectativa dos angolanos em torno dos dois próximos jogos também é enorme, apesar de ser para uma competição diferente, por sinal, a que já logramos atingir uma final em 2011 no Sudão, diante da Tunísia.

É importante, que a equipa técnica saiba tirar proveito do amistoso de amanhã com a África do Sul, fazer os ensaios de variantes de jogo, troca de jogadores, experimentar estratégias, uma vez que são nesses jogos onde devem ser corrigidos todos os aspectos atinentes à preparação da equipa.

Tal como no jogo de sábado, diante da República Centro Africana, espera-se que no próximo domingo os jogadores evidenciem a mesma responsabilidade e demonstrem atitude e determinação para lograr um resultado positivo. Que não haja subestimação do adversário de modo a evitar-se surpresas desagradáveis, apesar de Angola estar melhor posicionada em termos de ranking, a verdade é que não há vitórias antecipadas.

Muito embora se reconheça que o futebol nacional não está no seu melhor momento, os amantes da modalidade esperam que os Palancas Negras saibam dar uma resposta positiva, quer na campanha ao CAN do Gabão, quer nas eliminatórias de acesso ao CHAN, competição reservada aos jogadores que actuam nos campeonatos dos respectivos países. A expectativa quanto ao regresso de Angola a estas duas grandes provas africanas é evidente entende-se depois do que foram as participações em 2012 e 2013, por um lado, e por outro, por termos falhado as qualificações de acesso ao CAN 2015.

Portanto, não há tempo a perder. O momento é de trabalho e mais trabalho.

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »