Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Semana derradeira

08 de Junho, 2015
Os Palancas Negras entram hoje na semana derradeira da sua preparação, com o fito de receberem da melhor forma a selecção da República Centro Africana, sábado próximo, no estádio da Tundavala, no Lubango. Uma semana em que o técnico Romeu Filemon deverá anunciar as suas escolhas definitivas, e que, por isso mesmo, promete mexer com os adeptos em função das escolhas do seleccionador.

Sejam quais forem, acima de tudo é necessário que as opções de Filemon sejam respeitadas, pois acreditamos que serão sempre para o melhor da Selecção Nacional. O técnico, com o trabalho feito ao longo destes dias, já tem uma visão dos jogadores que ficarão no grupo. Não podendo ficar todo, é evidente que Filemon espera tirar partido daqueles que melhores garantias lhe dão neste momento, até porque essa é a sua posição de líder do grupo que dirige.

A Selecção Nacional vai continuar a precisar do carinho de todos, tal como tem acontecido no Lubango, onde os adeptos locais não cessam de dar o seu apoio e carinho ao combinado nacional, criando uma forte empatia com os jogadores e demais integrantes da comitiva nacional, e isso é bom para o clima de harmonia que se pretende antes, durante e depois deste primeiro jogo com os centro-africanos.

O conjunto nacional efectuou sábado um primeiro jogo treino com o Desportivo da Huíla, onde o resultado não se deve ter muito em conta, por diversos factores, entre os quais o facto de Romeu Filemon estar mais preocupado em ver todos os jogadores a evoluir, do que criar, propriamente, um bom resultado no teste.

O outro jogo dos Palancas acontece amanhã, e aí sim, o seleccionador nacionais pode exigir um pouco mais dos jogadores, até porque a lista dos atletas que formarão o grupo para o jogo de sábado deve ser divulgado amanhã. Nesta altura o grupo ainda não está completo, o que não deixa de ser um pequeno contra-tempo, mas com a integração do central Bastos, que vem da Rússia, e do guarda-redes Landú, o quadro estará completo, com o técnico com todas peças possíveis ao seu dispor para trabalhar a estratégia para o jogo com a República Centro Africana.

De resto, Landú e Bastos têm sido titulares, e certamente que não terão problemas de integração num grupo em que já conhecem os seus colegas e os treinadores. Temos pois uma semana em que tudo se conjugará para o sucesso dos Palancas Negras na corrida para o CAN do Gabão, em que o objectivo é, naturalmente, começar vitoriosos em casa.

Últimas Opinies

  • 22 de Abril, 2019

    Tem de haver dinheiro para servir os Palancas

    Na suculenta entrevista, que este jornal dá hoje à estampa, nas páginas seis e sete, Oliveira Gonçalves

    Ler mais »

  • 22 de Abril, 2019

    Cartas dos Leitores

    A selecção dos Camarões é extremamente forte do ponto de vista físico.

    Ler mais »

  • 22 de Abril, 2019

    Temos futebol

    Vai de vento em popa a nossa selecção de Sub-17, que na Tanzânia participa no Campeonato Africano do escalão.

    Ler mais »

  • 22 de Abril, 2019

    Glria para os poucos clubes

    No futebol não existem milagres. É uma lição tão antiga, quanto a existência da própria modalidade. 

    Ler mais »

  • 20 de Abril, 2019

    Qualificao vista

    A Selecção Nacional de futebol, de Sub-17, que participa no Campeonato Africano das Nações, que decorre na Tanzânia, tem hoje a missão espinhosa diante da selecção anfitriã, de jogar para a terceira e última jornada da fase de grupos.

    Ler mais »

Ver todas »