Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Um Trio para um ttulo

30 de Novembro, 2015
Com Luanda transformada na capital do basquetebol feminino continental, com a disputa da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da modalidade, internamente ultimam-se os preparativos para o início de mais um Campeonato Nacional, vulgo "BIC Basket".

Quanto ao Petro de Luanda, na qualidade de campeão nacional, depois de surpreender tudo e todos na última edição, a questão que se coloca é precisamente em relação ao título, pretende-se saber se os petrolíferos têm capacidade para a concorrência, em virtude dos investimentos feitos pelos adversários.

Adiado o início para 8 de Janeiro, em virtude da disputa no próximo mês, em Luanda, da fase final da Taça dos Clubes Campeões, em seniores masculinos, a prova promete disputa renhida pelo título, com o trio constituído pelo Petro de Luanda, Recreativo do Libolo e 1º de Agosto a colocar-se como os mais sérios candidatos. Ou seja, para o próximo BIC Basket vamos ter os mesmos candidatos, o trio que na época passada lutou para o título, embora não se possa descurar, de todo, a entrada na peleja do Interclube.

Mas para a batalha decisiva vão entrar os mesmos dos últimos três anos, militares, libolense e petrolíferos, não importa a ordem. Qualquer uma delas tem no título a concretização da meta para no final poder dizer que o objectivo foi alcançado. Como campeão, o Petro de Luanda carrega a maior responsabilidade, pois tem a missão de defender o prestígio alcançado.

Depois de alguns anos sem levar o troféu para a galeria, no Eixo -Viário, a equipa deu resposta na terceira tentativa do técnico camaronês, Lazare Adingono. Por tudo quanto fez, desde que chegou ao clube, acabou por ser um prémio merecido para a equipa e o seu treinador. Por banda do Libolo, o português Norberto Alves vai tentar redimir-se da última época, em que os libolenses viram a pretensão da revalidação do título ofuscada, na fase dos play - off. Para o próximo ano, o objectivo vai ser correr atrás do prejuízo.

Em relação aos militares do Rio Seco, Paulo Macedo foi rendido por um técnico espanhol, que vai ter a primeira prova de fogo. Contratado para corrigir os dois últimos anos que não correram à feição, o novo treinador do 1º de Agosto tem consciência que foi contratado para ganhar, não tem por isso margem para errar. A ver vamos, que nos reserva o próximo BIC Basket, agendado para o primeiro mês de 2016.

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »