Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Cartas do leitor

28 de Setembro, 2013
Augusto Santiago - Luanda
O Progresso e as metas
= Sou adepto do Progresso do Sambizanga e acompanho com muito interesse o evoluir do campeonato nacional da primeira divisão, particularmente os jogos da minha equipa. Esperávamos terminar em quinto lugar no Girabola, tal como perspectivou o presidente do clube, Paixão Júnior, mas em função da pontuação da equipa as coisas estão um pouco complicadas, embora matematicamente tudo continue em aberto. De qualquer forma, se terminar em sexto ou sétimo, na minha óptica não vai ser mau. Mas há outro objectivo da época ainda possível de atingir, a Taça de Angola, em que o Progresso joga com o Interclube nos oitavos-de-final. Peço ao técnico David Dias e a todos os atletas que acreditem que é possível ter êxito nesta prova. A Taça de Angola pode ser, para nós, a salvação da época. É preciso encarar com muita seriedade esta competição, o que não significa que diminuamos o interesse no Girabola. Se a equipa previa terminar em quinto, ficar em sexto ou sétimo não é mau, como não é, por exemplo, chegar à final da Taça de Angola.

Tiago Cerqueira – Luanda
Limitações financeiras
= Muitas equipas que disputam este ano o campeonato nacional da segunda divisão, ao mes mo tempo qualificativo para o Girabola, revelam crises financeiras e algumas ameaçam desistir. Uma equipa em condição financeira instável não deve concorrer à ascensão à primeira divisão, onde as exigências são maiores. Além disso, devido à crise ou dificuldades reveladas por alguns clubes, talvez fosse importante a Federação Angolana de Futebol rever o número de equipas a despromover em cada edição. Actualmente, descem três equipas. Por mim, deviam descer apenas duas e subir outras tantas, porque a realidade tem mostrado que a maioria das equipas que ascendem acaba por descer logo a seguir em função das dificuldades que enfrentam. Acabam sempre por fazer um campeonato com muitos sobressaltos.


Santana Azevedo - Funcionário
Ficar em segundo lugar=
Sou adepto de futebol e vou debruçar-me sobre as últimas rondas do Girabola. A luta pelo segundo lugar centraliza as atenções das últimas jornadas. Em jogo estão 18 pontos e por aquilo que nos mostra a tabela classificativa, o meu 1.º de Agosto e o Bravos do Maquis são os candidatos ao lugar que garante a disputa da Liga dos Campeões no próximo ano, na companhia do Kabuscorp que vai ser, seguramente, o campeão nacional. Claro que torço pelo meu clube. Depois de perdermos o campeonato, porque não acredito que ainda tenhamos hipóteses, e embora haja ainda a Taça de Angola.

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »