Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Agosto aplica maior goleada ao campeo

Jorge Neto - 13 de Abril, 2016

Primeira vitria dos agostinos sobre os libolenses por quatro tentos aconteceu na estreia da equipa no Campeonato Nacional na poca de 2008

Fotografia: Santos Pedro

Agosto tornou-se a formação que venceu os libolenses por números mais dilatados desde que o campeão em título ascendeu ao Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola 2008.

O "hat-trick" de Gelson que é  o primeiro da carreira enquanto sénior, destapou algumas fragilidades que os pupilos de João Paulo Costa apresentam no sector defensivo e veio confirmar que os militares são os grandes carrascos da equipa do Cuanza Sul, no que ao número de golos diz respeito.

Foi a dia 5 de Março de 2008 no estádio dos Coqueiros, que os militares averbaram a maior derrota sobre a formação da Vila de Calulo, por  4-0, era então o baptismo do Recreativo do Libolo na Primeira Divisão, numa altura em que os libolenses eram treinados por Luís Mariano e os agostinos por Victor Manuel.

Os golos foram marcados por Miro, Bena, Love Cabungula e Fofaná.  Oito anos depois, ou seja, no domingo no Estádio 11 de Novembro os rubro-negros orientados pelo bósnio Dragan Jovic voltaram ao triunfo com números que dificilmente acontecem no duelo entre as duas equipas.

O Recreativo do Libolo caracteriza-se como um conjunto que sofre poucos golos no campeonato, mas o 1º de Agosto é a equipa que consegue violar mais vezes a baliza dos libolenses.

Do lado contrário, o resultado mais dilatado que a formação do Cuanza Sul conseguiu no jogo com  os agostinos foi a vitória por 3-2, no ano passado. Nesta época, o vice-campeão nacional já atingiu a marca de três golos em quatro desafios, diante do Progresso do Sambizanga, por 3-0 ( 2ª jornada), Académica do Lobito ( 3-1, 4ª jornada) e com o Progresso da Lunda Sul por 3-1 (5ª jornada).

O Petro de Luanda é a formação que mais derrotas infringiu aos libolenses no Estádio de Calulo, normalmente por um resultado mínimo, ou seja, 2-1, ou 1-0. Os militares lideram isolados o Girabola Zap com 18 pontos, fruto de seis vitórias e uma derrota, sofreram cinco golos e têm o melhor ataque do campeonato: 16 golos.

OITAVA JORNADA
Sagrada e 1º de Agosto
acordam adiamento


A equipa do 1º de Agosto inicia amanhã às 8h30 no campo do ex -RI20, a preparação da semana depois da vitória de domingo diante do campeão Recreativo do Libolo, por 3-1, em jogo agendado para a sétima jornada. O início tardio do trabalho deve-se ao facto do adiamento do duelo do final de semana, diante do Sagrada Esperança, devido ao engajamento da formação da Lunda Norte na Taça da Confederação.

Os lundas solicitaram antecipadamente aos militares o adiamento do referido jogo que é pontuável para a oitava jornada, pelo facto de no domingo receberem no Dundo a formação do Clube de Mokanda da República do Congo, em desafio referente à segunda mão dos oitavos-de-final da competição africana, depois de terem vencido fora por 2-1.

Deste modo, o próximo jogo dos militares vai ser disputado no dia 24 do corrente, no Estádio 11 de Novembro diante da formação do Porcelana FC do Cuanza Norte, referente à nona jornada do Girabola Zap.

O conjunto orientado por Dragan Jovic vai ter tempo disponível para preparar a recepção aos cuanza-nortenhos, daí que pode disputar alguns  amistosos no período de pausa forçada, de modos a manter o ritmo competitivo dos jogadores.

A vitória sobre o Recreativo do Libolo permitiu a liderança no campeonato e reforçar a motivação do plantel que está cada vez mais concentrado no seu objectivo, que passa pela conquista do título, dez anos depois.
JN