Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Agosto assume liderana isolada

LOUREO BULLE| MENONGUE - 31 de Maio, 2018

Campeo deu um passo em frente com triunfo em Menongue.

Fotografia: NICOLAU VASCO| EDIES NOVEMBRO

Numa partida manchada com a paralisação de três minutos, devido a fortes apedrejamentos por parte dos adeptos dos Clubes do Cuando Cubango Futebol Clube e do 1º de Agosto, que foram impossibilitados de entrar no estádio municipal de Menongue, para verem as suas equipas a jogar, o 1º de Agosto venceu ontem o Cuando Cubango FC por 1-0, em jogo a contar para a 15ª Jornada do Girabola Zap 2018.
Sem qualquer completo por defrontar  um dos candidatos ao título do Girabola Zap 2018 (1º de Agosto), o Cuando Cubango Futebol Clube, entrou destemido e muito cedo avançou para a área adversária, criando várias oportunidades para visar a baliza defendida por Tony Cabaça.
A primeira oportunidade de golo coube a Mussa, que depois de receber um belo cruzamento do seu colega decorridos cinco minutos de jogo, mandou a bola para cima da baliza defendida por Tony Cabaça.
O primeiro ensaio do 1º de Agosto, foi por intermédio de Geraldo aos 11 minutos de jogo, que ao aproveitar um ressalto de bola, rematou ao lado da baliza defendida por Rochana. Na resposta, o jogador do Cuando Cubango Futebol Clube, Luciano depois de receber um belo passe de Clovic, dentro da área do adversário fechou os olhos e cabeceou fraco com a bola a passar ao lado da baliza defendida por Tony Cabaça. Aos 15 minutos, Mussa, dentro da grande área do 1º de Agosto, importunado por três adversários, numa disputa de bola rematou de cabeça para a defesa do kiper Tony Cabaça que agradeceu. Decorridos 17 minutos, novamente Mussa, com um remate a meia volta, dentro da área do adversário rematou para a figura do guarda-redes do 1º de Agosto, Tony Cabaça.
Com uma defesa espectacular, Tony Cabaça, evitou o que seria o primeiro golo da partida a favor da equipa da casa, (O Cuando Cubango Futebol Clube), por intermédio de Mussa, que num belo gesto técnico cabeceou forte para a baliza do kiper do 1º de Agosto.
Aos 26 minutos, Clovic, na entrada da grande área do 1º de Agosto, remata forte para a defesa do kiper Tony Cabaça. O treinador do Cuando Cubango Futebol Clube, inconformado com o rendimento de algumas unidades, lançou para o rectângulo de jogo Cassinda para o lugar de Grek.
Numa jogada individual, Luciano aos 35 minutos depois de passar por dois adversários, dentro da área do 1º de Agosto, rematou forte sem oportunidade de defesa para o guarda-redes, Tony Cabaça, mas a bola não levou o melhor rumo e passou a escassos centímetros da baliza.
No culminar da primeira parte, o 1º de Agosto acordou no jogo e aos 39 minutos, Mongo depois de aproveitar o ressalto de bola, rasgou todo o corredor direito do Cuando Cubango Futebol Clube, para servir o seu colega Jaques que já se preparava para marcar o primeiro tento do jogo, mas o defesa adversário Landrick atento com a jogada, evitou o pior, mandando a bola para fora.
No segundo tempo, quando eram decorridos 48 minutos, Abel da Conceição, volta a mexer na equipa, lançando para o rectângulo de jogo, Xavier para o lugar de Cassinda que saiu lesionado na partida, depois de uma entrada dura do seu adversário.
Aos 50 minutos de jogo, o 1º de Agosto marca o primeiro golo da partida, por intermédio de Jacques, que depois de receber um belo cruzamento de Mongo, cabeceou forte para a baliza defendida por Rochana do Cuando Cubango Futebol Clube.
Agastado com o resultado, a jogar em casa e diante do seu público, o treinador do Cuando Cubango Futebol Clube, Abel da Conceição, efectuou a sua última substituição, lançando para o rectângulo de jogo Tchube no lugar de Denilson.
 Aos 61 minutos Clovic, sofre uma falta dentro da grande área do 1º de Agosto, mas o árbitro da partida, não marcou o penálti, lance que foi muito contestado pelos atletas do Cuando Cubango Futebol Clube e seus adeptos.
Dois minutos depois, o árbitro da partida, mostra a primeira cartolina amarela do jogo, para o defesa do Cuando Cubango Futebol Clube Mick, depois de entrada dura ao seu adversário.
Aos 69 minutos Rochana evita o segundo golo do 1º de Agosto, quando Ibukun dentro da área do Cuando Cubango Futebol Clube remata forte para a defesa do kiper Rochana e na recarga, Jacques remata forte e Rochana manda a bola para canto.
Jacques aos 73 minutos com remate a meia volta na entrada da grande área do Cuando Cubango Futebol Clube, manda a bola para o travessão da baliza defendida por Rochana, quando os adeptos do 1º de Agosto já gritavam golo.
O treinador adjunto do 1º de Agosto, Filipe Nzanza, aos 74 minutos de jogo, manda para o jogo Mingo Bille para o lugar de Mongo, que efectuou uma bela partida. Geraldo aos 78 minutos falhou uma bela oportunidade de ampliar o resultado, depois de receber um belo passe de Jacques, com a baliza aberta dentro da grande área manda a bola para cima da baliza.
Com esta vitória o 1º de Agosto totaliza 27 pontos e assume a liderança do campeonato.