Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Agosto busca qualificao fora de casa

Jorge Neto - 06 de Maio, 2019

1 de Agosto tenta brilharete do campeonato na Taa de Angola

Fotografia: Edies Novembro

O 1º de Agosto defronta esta quarta-feira, às 15h30, no Estádio dos Eucaliptos, no Bié, a formação do Cuando Cubango FC, em desafio referente aos oitavos-de-final da Taça de Angola, com os olhos pontos na passagem à fase seguinte.
Com o objectivo de fazerem a dobradinha esta época, os militares têm a conquista deste troféu, como um dos seus alvos. O ambiente no plantel é de confiança, mas consciente de que o desafio não será fácil, com agravante de jogarem duas vezes com o mesmo adversário, num espaço de uma semana, Taça e Girabola Zap.
O técnico sérvio Dragan Jovic preparou esta deslocação com a máxima cautela possível, pois, jogar no terreno do adversário é sempre mais difícil, ainda assim, espera que os seus pupilos provem em campo o favoritismo.
Com um registo impressionante, de nenhuma derrota até ao momento esta época na competição interna, o conjunto rubro e negro espera manter a invencibilidade e assim assegurar a qualificação.
Tratando-se de um jogo a eliminar, a ambição dos militares é legitima, se aliarmos o facto de o adversário ter centrado todas as atenções no jogo do fim-de-semana, já que pode ditar a manutenção ao escalão maior do futebol nacional.
Ainda assim, o JD sabe que, nas prelecções, a equipa técnica tem alertado que o espírito de Taça é uma particularidade, que não se deve ignorar. A prontidão deve ser redobrada e sempre com as mesmas cautelas.  
Para este embate, o onze inicial pode sofrer algumas alterações, com o lançamento em campo de atletas poucos utilizados, com destaque para Mingo Bile, Natael, Mário, Yisa, Nelson da Luz e Vanilson, sem no entanto, perder o foco da vitória.
O Cuando Cubango tem sido um adversário, que tem dificultado a finalização do 1º de Agosto. A título demonstrativo, está o facto de, nos três confrontos entre si, o 1º de Agosto venceu todos, mas pela margem mínima, ou seja, 1-0.
As duas equipas voltam a encontrar-se, no próximo final de semana, no mesmo recinto, para a penúltima jornada do Girabola Zap, um jogo com características diferentes deste. Os rubro e negros têm a obrigação de vencer, sob pena de hipotecarem as contas para a conquista do tetra-campeonato, enquanto o adversário pode hipotecar a sua manutenção.

CONFRONTO DIRECTO
Baliza militar invicta


A baliza do 1º de Agosto não sofreu qualquer golo, nos confrontos directos com a formação do Cuando Cubango. Nos três desafios, que os dois conjuntos se defrontaram, desde a época passada, a baliza militar manteve sempre inviolável.
As redes comandadas por Tony Cabaça, não sofreram qualquer golo,  gerando uma certa expectativa. Os avançados da formação das Terras do Progresso, acreditamos que, tudo farão, para quebrar este jejum e bater a defesa mais forte das duas últimas épocas.
Ainda não é uma certeza de quem irá entrar, de inicio, na baliza militar.  Os dois guarda-redes aguardam pela decisão da equipa técnica. Tratando-se de uma competição diferente Neblú está na 'pole position'.
O lateral direito Mingo Bile e o lateral esquerdo Natael também espreitam por uma oportunidade, em função do longo tempo sem saírem do banco de suplentes, principalmente o primeiro, que não joga há mais de cinco desafios, enquanto o segundo entrou no segundo tempo da recepção ao FC Bravos do Maquis, na 27ª jornada.
Os habituais intocáveis, os centrais Dany Massunguna e Bobo, um deles pode ser poupado, devido ao elevado número de jogos nas pernas, mas tudo será decidido por Dragan Jovic.