Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Agosto cada vez mais pressionado

Antnio Flix - 25 de Julho, 2016

Na segunda volta a formao militar j tropeou duas vezes ao consentir empates e assim perderam quatro pontos

Fotografia: Jos Cola

A suada, mas merecida vitória (2-1  )do Recreativo do Libolo, ontem em casa, frente ao Inteclube, "acelerou" de certa forma a sua aproximação ao agora pouco demolidor 1º de Agosto, que ontem "rezava" para que os poilícias não tivessem força para ganhar aos campeões para a esta fora eles (os militares portanto)continuarem à frente com três pontos de vantagem. Agora...a diferença é de apenas um.

Significa que o 1º de Aosto não está neste início da segunda volta com a valente prestação que deu a ver na primeira, indicativo de que nos próximos jogos terá de puxar dos seus galões se agura ainda acreditar no título, este título a que o campeão Libolo está assaz determinado a chamar a si, começando por uma ultrapassagem na liderança. E, meus senhores, na próxima jornada o 1º de Agosto recebe em casa a mAcadémica do Lobito e o Libola joga fora de portas com 0 ASA. Vamos ver!

O 1º  de Agosto que os seus dirigentes, sócios e adeptos desejam ver tem  e deve ser o similar do anos passado, aquele que embora não tenha chegado ao título, deu no entanto luta, muita luta mesmo ao Libolo, este Libolo que quando estava a poucas jornadas do final da competição chegou a ter uma vantagem de sete pontos sobre o 1º de Agosto ( este estava na altura em segundo lugar), mas, os sucessivos empates do campeão atiraram a decisão do título entre as duas equipas para a última jornada.

Isto é, ficava para a 30ª jornada em que o Libolo ao empatar  (0-0) com a Académica do Lobito terminou a prova no primeiro lugar, com 60 pontos, os mesmos do 1.º de Agosto, que tinha vencido (2-1)em Luanda  o Recreativo da Caála.

 O que acontece agora, inversamente, é que o 1º de Agosto é que está na liderança mas a " facilitar"  já a tarefa do Libolo, quando  faltam ainda doze jornadas por se disputar. Na verdade... o campeão Libolo não sai do calcanhar dos militares. Anda, digamos, ao seu encalço.

O 1º de Agosto só tem uma solução à vista: nas próximas jornadas espevitar  a sua "sina" ganhadora para no fim desta segunda volta também terminar à frente com mérito como o fez na primeira que fechou com 35 pontos, tendo cumprindo assim a primeira etapa de uma campanha pela conquista do troféu  que foge da galeria do clube há dez anos.

 Na primeira volta,  mesmo que não tenha acertado em todos os jogos, quase concretizou aposta e a promessa feita, pois, perdeu  com o Kabuscorp e o  Recreativo da Caála, pelos mesmos 2-0, nas duas ocasiões, e empatou, 3-3, com o Interclube, e 0-0, com o Sagrada Esperança da Lunda Norte.   

De resto, falámos do Libolo como sombra do 1º de Agosto, mas este tem de ter em conta que há outros fortes concorrentes, como demosntraram as actuações e resultados doutros fortes do campeonato. Os resultados e a classificação na tabela falam por si. São os casos do Petro de Luanda, Kabuscorpo e o Interclube. O Benfica de Luanda está a baixar e para cima de jornada a jornada a emegir o Recreativo da Caála.

RESULTADOS
“Militares” podem
melhorar  desempenho


A maioria dos analistas e comentaristas do futebol nacional nas rádios e jornais ontem concordou que apesar destes dois empates já verificados na segunda volta o 1º de Agosto ainda pode ser mais forte e determinado para  a conquista do Girabola Zap de 2016, tendo em conta o investimento que fez para ter jogadores que tem. E, na verdade, e sem desprimor para as outras equipas, com este naipe de jogadores como é que  do 1º de Agosto não se espera só  domínio? É a incógnita que fica no ar os resultados da equipa, até agora, fora e em casa, são como se seguem.

Benfica de Luanda (0) - 1º de Agosto (2)
1º de Agosto (3)-Progresso Sambizamnga (0)
1º de Agosto (2)- 4 de Abril (0)
Avadémica (1)-1º de Agosto (3)
1º de Agosto (3)-PL Sul(1)
Caála (2)-1º de Agosto (0)
1º de Agosto (3)-Libolo(0)
Sagrada (0)- 1º de Agosto (0)
1º de Agosto(2)-Porcelana(1)
1º de Agosto(2)-Desportivo (1)
1º de Agosto (3)-1º de Maio(1)
Kabuscorp(2)-1º de Agosto(0)
1º de Agosto(3)-Interclube(3)
ASA (0)-1º de Agosto(3)
1º de Agosto(1)-Petro de Luanda (0)
1º de Agosto (2)-Benfica (1)
Progresso Sambizanga (1)-1º de Agosto(1)
4 de Abril(1)-1º de Agosto(1)