Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Agosto e Kabuscorp talhados para o desperdcio

Teixeira Cndido - 01 de Setembro, 2015

O Sagrada Esperana ocupa a dcima terceira posio da classificao

Fotografia: Jos Cola

O  1º de Agosto e o Kabuscorp do Palanca desperdiçaram a oportunidade de encurtar a diferença pontual que os separa do Recreativo do Libolo. As duas equipas jogaram vinte e quatro horas depois de conhecerem o empate do líder frente ao Interclube, mas  foram incapazes de aproveitar o deslize.

Era expectável que o 1º de Agosto derrotasse o Sporting de Cabinda, assim como o Kabuscorp do Palanca ao Sagrada Esperança, mas nem um nem outro tirou proveito do Recreativo do Libolo. A seis jornadas do final do Girabola teoricamente tudo ainda é possível, pois, a distância é de nove pontos, porém a realidade tendente para uma vitória do Libolo.

As atenções dessas equipas estão viradas para o título, razão pela qual se faz contas com o Recreativo do Libolo, No entanto, para se chegar lá é necessário ultrapassar o Benfica de Luanda, segundo colocado, que também não foi para além de um empate. Numa sentada, o Kabuscorp do Palanca e o 1º de Agosto podiam reduzir a diferença pontual com os encarnados  e o Libolo.

Com Benfica de Luanda a diferença encolheria para dois pontos e com Libolo para sete, mantendo desse modo aberta a discussão do ou para o título. Mas com uma vantagem de nove pontos, as possibilidades do Recreativo do Libolo de revalidar a conquista são largas. O Recreativo do Libolo saiu reforçado dessa jornada, pois pode gerir com tranquilidade a distância. Os encarnados também saíram prejudicados da vigésima quarta jornada, pelo empate e por desperdiçarem a oportunidade de colocarem pressão sobre o Libolo.

 Foi o segundo empate consecutivo do Recreativo do Libolo, que os concorrentes directos não aproveitaram. Na vigésima terceira jornada, os campeões nacional empataram diante dos tricolores , no Estádio 11 de Novembro. Mas Benfica de Luanda e o 1º de Agosto também empataram. Só o Kabuscorp do Palanca aproveitou, ganhando o Progresso do Sambizanga.

A menos que essa paragem para dar espaço aos Palancas Negras tragam alguma surpresa ao Girabola, em particular ao topo da classificação. De outro modo, o Recreativo do Libolo tem o caminho aberto para conquistar o quarto título.