Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Agosto e Libolo jogam em Abril

25 de Março, 2015

Militares recebem a 1 de Abril no estdio 11 de Novembro o campeo nacional para acerto da primeira jornada do campeonato nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

O jogo em atraso para a conclusão da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola 2015, entre 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, foi remarcado pelo Conselho Técnico Desportivo da Federação Angolana de Futebol (CTD FAF) para 1 de Abril, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro.De acordo com um comunicado da FAF, datado de 19 de Março, o jogo tinha sido marcado para 28 do corrente, devido ao engajamento do Libolo nas eliminatórias de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos, afastado pelo Sanga Balenda da RD Congo.

O desafio aguardado com expectativa pelos amantes da modalidade e adeptos dos dois emblemas vai opor os militares do Rio Seco, na 15ª posição da tabela classificativa, com quatro pontos, aos libolenses, em segundo lugar, com dez. O 1º de Agosto quer desforrar-se das duas derrotas consentidas no ano passado, para a mesma competição, por 2-1, na primeira e segunda voltas do Girabola.

Na mesma nota, a FAF refere, que para a terceira ronda, o jogo entre o Progresso Sambizanga - Benfica de Luanda ainda não tem data.Informa que, brevemente, vai ser remarcado em função do calendário da CAF, uma vez que o Benfica ainda se encontra a disputar as eliminatórias de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação. A primeira jornada da 37ª prova, que começou a 11 de Fevereiro, forneceu os seguintes resultados: Kabuscorp do Palanca-Recreativo da Caála (2-2), Sagrada Esperança-Interclube (0-2), FC Bravos do Maquis-Académica do Lobito (1-0), Domant FC-Progresso da Lunda Sul (2-1), Desportivo da Huíla-Benfica de Luanda (2-1), Sporting de Cabinda-Petro de Luanda (2-0) e Progresso Sambizanga-ASA (2-0).

JOÃO PINTAR
“Girabola está equilibrado”


O técnico dos escalões de formação do Sporting do Bié, João Pintar da Silva, manifestou-se satisfeito com a prestação do Progresso da Lunda Sul na 37ª edição do Girabola, competição em que faz  estreia. Segundo o técnico, a equipa treinada por Kito Ribeiro, ocupa a oitava posição com sete pontos,  pode realizar uma boa época este ano. “Revela-se com uma surpresa agradável na prova (Progresso da Lunda Sul). Tem à  frente Kito Barros, um técnico experiente e por arrasto disso pode fazer uma boa época neste Girabola”, concluiu
De acordo com João Pintar da Silva, a prova mantém a predominância do equilíbrio, “se se olhar para a diferença que separa uma equipa e outra à passagem da sexta jornada”.

Pintar da Silva enalteceu a qualidade do Girabola. O técnico sublinhou o facto de a cada ano que passa a prova tornar-se mais disputado e também por nos últimos tempos surgir vários campeões.“O Girabola hoje por hoje está muito bem disputado. Nota-se um ascendente de equipas que surgiram recentemente no mercado, como é o caso de Recreativo do Libolo, que conquistou já três títulos de campeão”, disse.João Pintar recorda o período de bonança de 1º de Agosto, a primeira equipa a subir ao pódio na prova. do campeonato, e do Petro de Luanda, que repartiram entre si os louros de 1979 a 2001.
SÉRGIO V. DIAS- CUITO