Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Agosto prepara jogo com Acadmica

Jorge Neto - 12 de Dezembro, 2019

Leso na virilha atrapalha rendimento do ala Nelson da Luz

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa do 1º de Agosto trabalha limitada para a recepção a formação da Académica do Lobito, no próximo domingo às 16h00, no estádio 11 de Novembro, em desafio de acerto de calendário, referente à 13ª jornada do Girabola Zap, não disputado na data inicialmente marcada, devido a participação dos militares na Liga dos Clubes Campeões Africanos.
O médio-trinco Macaia, o lateral esquerdo Paizo e o extremo Nelson da Luz estão no Departamento Médico do clube, a recuperar das respectivas mazelas.
 Os dois primeiros ressentem de fadigas musculares e o último de uma lesão na virilha, que tem prolongado o seu regresso aos jogos oficiais.
O tetracampeão nacional iniciou na última terça-feira, no estádio França Ndalu, a preparação para o desafio diante dos estudantes do Lobito, que pode ditar a continuidade ou perda da liderança dos rubro-negro na classificação, em caso de vitória ou de uma derrota.
O técnico-adjunto do 1º de Agosto, Ivo Traça, reconheceu que o plantel está a recuperar psicologicamente do desaire no Egipto, em desafio das Afrotaças, por isso teve um bom arranque dos trabalhos para a recepção a formação sensação do presente Girabola Zap.
"Depois de uma viagem fatigante (Luanda/Cairo/Luanda), começámos a preparar na terça-feira o jogo de domingo, diante da Académica do Lobito.
É verdade que não será fácil, após a derrota nas Afrotaças, mas temos de recuperar bem psicologicamente os jogadores e não só. É assim que começámos a trabalhar com muito empenho, para mudarmos o quadro do final de semana passado, frente ao Zamalek", reconheceu, à imprensa, o auxiliar do bósnio Dragan Jovic.
Apesar do bom momento que o adversário atravessa na competição, o porta-voz da equipa técnica militar assumiu o favoritismo, reconhecendo às dificuldades que terão de ultrapassar para atingir o seu objectivo.
"Jogámos em casa e temos a obrigação de vencer com base na humildade e no respeito pelos adversários. Sabemos que não será um jogo fácil. Tudo faremos para conquistar os três pontos", afirmou Ivo Traça.

ACADÉMICA TEM 3 GOLOS SOFRIDOS
Melhor ataque enfrenta defesa menos batida


O desafio entre o 1º de Agosto e a Académica do Lobito vai colocar frente a frente, o melhor ataque do Girabola Zap diante da defesa menos batida da maior competição futebolística do país, o que torna mais interessante o duelo.
Os militares lideram a artilharia do Campeonato Nacional com 26 golos marcados, contra  três sofridos dos estudantes. Em termos defensivos, os agostinos consentiram sete, enquanto os adversários finalizaram em 15 ocasiões.
A Académica do Lobito assume o estatuto de equipa sensação da presente edição da competição, onde ocupa a terceira posição, atrás do Petro de Luanda. Militares e estudantes estão separados na classificação por seis pontos.
No último desafio disputado no Girabola Zap, o tetracampeão nacional goleou o Recreativo do Libolo, em Calulo, por 4-1, um resultado que certamente vai servir de tónico para motivar a formação orientada pelo bósnio Dragan Jovic, uma vez que ambiciona manter a passada vitoriosa.
Do lado dos militares, Mabululu apresenta-se como o goleador, com sete golos, e, certamente, contará com a atenção dos defesas adversários, que pretendem ajudar o guarda-redes Nsesane, com o invejável registo de três golos. sofridos.