Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Agosto vence KMKM em Zanzibar

12 de Agosto, 2019

Os militares conseguiram a primeira vitria fora de portas nesta competio com o tcnico srvio Dragan Jovic

Fotografia: Vigas da Purificao

À semelhança do que deram a ver no jogo da Supertaça,  Ary Papel e Lionel Yombi voltaram a ser os marcadores de serviço e colocaram o 1º de Agosto em vantagem, por 2-0, diante da formação do Kikosi Maalum Cha Kuzia Magendo FC (KMKM) do Zanzibar, na primeira mão da segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos. O jogo disputado no último sábado no estádio Unguja Park, teve apenas um sentido, ou seja, a baliza dos anfitriões, mas os militares foram perdulários no momento da finalização, sobretudo na primeira metade.
Contudo, foi no segundo tempo, onde os pupilos de Dragan Jovic afinaram a pontaria e desfizeram a \"igualdade\" no marcador, aos 71 minutos, por Ary Papel e aos 92, através de Lionel Yombi, este último com largas culpas para o guarda-redes do KMKM. Tal como era a pretensão da equipa técnica dos tetra-campeões nacionais , em sair do Zanzibar com uma vitória, os atletas cumpriram e mostraram ter mais argumentos no relvado do que a formação da casa, daí terem conseguido a posse de bola na ordem dos 75 por cento, e mais pontapés de canto: sete contra um. Os militares conseguiram a primeira vitória fora de portas, nesta competição com o técnico sérvio Dragan Jovic e estão bem encaminhados para carimbar o passe para a fase seguinte, quando receberem o adversário no dia 24 do corrente, no estádio 11 de Novembro.  O estádio Unguja Park registou pouca assistência, os adeptos do KMKM não encheram as bancadas, permitindo que o 1º de Agosto jogasse sem pressão e a seu bel-prazer, confirmando a falta de ambição do conjunto do Zanzibar nesta competição. Para continuarem em prova, os militares podem perder por 1-0, ou empatar a um golo. Caso perca por 2-0, o vencedor será encontrado através da marcação de grandes penalidades, sem recorrer-se ao prolongamento. Atingir à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos, é o grande objectivo dos tetra-campeões nacionais, depois do brilharete alcançado em 2018, onde chegaram às meias-finais e foram eliminados de forma inglória, pela formação do Esperance de Tunis, da Tunísia. Depois desta eliminatória, caso passe por este adversário, o 1º de Agosto disputará ainda a terceira e última, antes de atingir à fase de grupos da maior competição africana à nível de clubes. 

MARCADORES
Papel e Lionel estão em grande


Ary Papel e Lionel Yombi são os marcadores exclusivos do 1º de Agosto, nos três jogos oficiais disputados na presente época. Os dois deixaram a sua marca na Supertaça, diante do Desportivo da Huíla e repetiram o feito nas Afrotaças. Com presença habitual no onze inicial, Ary Papel tem justificado com golos, onde é o primeiro a adiantar a sua equipa no marcador. Diante do Desportivo da Huíla, na segunda mão da Supertaça, fê-lo de grande penalidade, enquanto frente ao KMKM usou o cabeça, para festejar a finalização. O reforço camaronês Lionel Yombi, vindo do Desportivo da Huíla, inicia no banco de suplentes e depois substitui Mabululu, no segundo tempo. Essa situação aconteceu por duas vezes e com o mesmo desfecho, ou seja, o avançado camaronês fez o gosto ao pé e com isso, reclama um lugar na equipa inicial, causando boas dores de cabeça ao técnico Dragan Jovic.