Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Maio festeja conquista do ttulo

ISIDORO NATALCIO | NDALATANDO - 06 de Outubro, 2015

Treinador Finda Mozer almeja um 1 de Maio de Benguela mais organizado para resgatar a mstica do clube e do futebol da regio

Fotografia: Nilo Mateus

Mais organização é o lema do Estrela Clube 1º Maio de Benguela e do Porcelana FC do Cazengo (Cuanza-Norte), a par do 4 Abril do Cuando Cubango, novos inquilinos do Girabola. Na perspectiva do técnico dos proletários, Joaquim Finda "Mozer", a intenção é fazer um 1º Maio melhor, resgatar a mística de Benguela e  fazer um trabalho que dignifica a província.

“Primeiro lutar pela manutenção e depois demonstrar as equipas que temos um futebol transparente, bonito, juntar o útil ao agradável e ter uma classificação honrosa”, disse domingo, em Ndalatando, Joaquim Finda "Mozer". O treinador falava no  termo do encontro em que a sua equipa venceu  no campo Fernando Diniz ao Porcelana por um a zero, resultado feito ao meio da primeira parte, fruto de auto-golo a partir de um remate de canto. A vitória em causa  consagrou o 1º Maio de Benguela como campeão do torneio de apuramento ao Girabola de 2016.

Na opinião do treinador proletário, "foi um bom jogo, o 1º de Maio fez  por merecer,  dominou cerca de  80 minutos". Disse que  no segundo tempo o adversário cresceu, "estava a perder e a jogar em casa, mas  conhecia  muito bem a equipa adversária , todas linhas de movimentos criadas  e assim fez-se  um jogo normal", por isso acredita que mereceram a  vitória.

Finda Mozer disse que a vitória em Ndalatando tem um sabor especial por ser numa terra que lhe recebeu bem aquando da sua passagem pelo Porcelana FC, local onde disse ter feito  um trabalho exemplar. “Receberam-me  de braços abertos… ganhar esse troféu aqui no Cuanza-Norte, acho que é dádiva de Deus, agradeço a Deus e o meu grupo de trabalho”, referiu.

Por sua vez, o técnico do Porcelana, Sarmento Seke, reconhece que nos primeiros quarenta e cinco minutos o desafio  os seus pupilos estiveram mal, inclusive cometeram um erro fatal  que ditou a derrota. “ Na segunda parte conversamos com a rapaziada e mudamos tudo, fizemos uma grande segunda parte, só  não tivemos sorte.

Vamos pensar no próximo ano, que é o Girabola, vamos nos organizar melhor, o 1º Maio ganhou bem”, disse.
Porcelana FC e 1º de Maio de Benguela vão marcar presença no Girabola do próximo ano, por terem ganho as séries A (constituídas por equipas da região Norte) e B (zona Centro e Sul ) do torneio de apuramento.