Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

1 de Maio regressa 2 diviso

Jlio Gaiano, em Benguela - 24 de Outubro, 2016

: O 1 de Maio de Benguela est de regresso segunda diviso nacional aps a derrota de ontem

Fotografia: Nuno Flash

A formação do Estrela Clube 1º de Maio de Benguela está de volta à segunda divisão nacional após derrota sobre a Académica Petróleos Clube do Lobito, por 0-1, em desafio disputado ontem no estádio nacional de O’mbaka, a contar para 28ª jornada do GirabolaZap2016. O jogo foi realizado à porta fechada, em função do castigo federativo imposta à formação proletária.

O golo triunfal dos estudantes aconteceu no minuto 67, de penálti a castigar Chiló na grande área (área da grande penalidade). Ruben chamado a cobrar, fê-lo da melhor maneira, colocando a Académica do Lobito na condição de vencedora. Uma vitória que permite aos estudantes continuar a sonhar pela manutenção no GirabolaZap, bastando vencer as outras duas partidas que restam para o fim da competição.

Na verdade, foi um jogo marcado por fraco rigor técnico e táctico. Os jogadores das duas equipas entraram inibidos e aparentemente, cansados. Jogaram mal e caiam á toa, prejudicando ainda mais o espectáculo que acabou sem fulgor da primeira divisão nacional. E, por aquilo que foi o desenrolar da contenda, digamos, que o empate seria o resultado mais justo. Não podendo acontecer, venceu a Académica do Lobito porque marcou um golo e não sofreu.

A actuação do trio de árbitro chefiado por Nuno Eduardo, assistido por Manuel Benguela e Nilton Armando, afecto à Associação Provincial de Futebol de Benguela, desempenhou um trabalho aceitável. Não complicou, seguiu as jogadas de perto e manteve-se sereno diante das adversidades que se registaram ao longo da partida. Por isso, mereceu da nossa parte distinção positiva.  

DECLARAÇÕES

Hélder Teixeira (1º de Maio)
“Foi o fim da picada

“Perdermos e acabou a história. Agora vamos trabalhar para terminar o campeonato em glória. Não foi possível manter-se no Girabola e agora paciência”.

António Chiby
(Académica)

“Foi uma vitória importante”
“A vitória foi importante para continuarmos a sonhar até ao fim da competição na permanência. Agora vamos trabalhar e a pensar nas outras duas partidas”.