Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

A direcção fez um bom trabalho

Armando Sapalo, no Dundo - 26 de Março, 2017

Ekram Asma acredita que o Sagrada vai conquistar o seu espaço no futebol nacional

O treinador do Sagrada Esperança da Lunda Norte, Ekrem Asma considerou sexta-feira no Dundo que, as excelentes condições de trabalho criadas pela direcção do clube diamantífero, têm sido factores determinantes para a boa prestação da equipa neste primeiro turno do Girabola Zap 2017.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o turco-alemão ao serviço dos lundas do norte, teceu elogios à direcção executiva do clube liderada pelo Engenheiro Osvaldo Van-Duném e revelou que, em termos da máquina administrativa o Sagrada Esperança, está com uma estrutura, cujo orçamento para a presente época eleva os níveis de motivação da equipa técnica e jogadores para um trabalho capaz de justificar os investimentos. Além de contar com um plantel a altura das exigências da dimensão do Campeonato Nacional de Futebol da Iª Divisão, Ekram Asma afirmou que, o Sagrada Esperança conseguiu, entrar com o pé direito na prova devido ao excelente trabalho que os dirigentes estão a desenvolver e se revelam bastante comprometidos com a causa da instituição.

“ Além de olharmos para o nosso futebol e a qualidade dos jogadores que de facto estão à altura das exigências do Girabola, um dos factores que permitiu a e gente começar da melhor forma o campeonato,é o grande trabalho que a nossa direcção está a fazer “ ,  destacou.

O técnico sublinhou que a continuar com esta ambição, o Sagrada Esperança vai com certeza conquistar o seu verdadeiro espaço no futebol angolano.Ekrem Asma confessou que, a direcção está a cumprir satisfatoriamentecom as suas responsabilidades perante os jogadores, equipa técnica e demais colaboradores, desde o pagamento ininterrupto dos salários,prémios de jogo e compromissos contratuais sem atrasos substanciais.

\"Estou num clube, onde a direcção tem sabido honrar com os compromissos que tem com os seus trabalhadores, desde os jogadores,equipa técnica e demais colaboradores e notamos que não existem atrasos no pagamento dos salários, prémios de jogo e os contratos\" ,reconheceu. O técnico assumiu que,  desta forma, sente-se menos pressionado pelos jogadores e cada vez mais motivado a desenvolver um trabalhado que justifique a confiança e capacidade de organização da estrutura do Sagrada Esperança.

\"Agradeço a esta postura da direcção da nossa equipa porque, quando a instituição consegue honrar com os compromissos sobretudo com os atletas é possível o treinador fazer um bom trabalho e vou envidar esforços para isso pois, enquanto treinador sinto-me menos pressionado pelos meus atletas e cada vez mais, com a motivação de justificar a confiança e capacidade de organização da estrutura do Sagrada Esperança. Ekrem Asma acredita que com trabalho e ambição, o Sagrada Esperança pode construir uma estrutura que se aproxime ou supere as principais agremiações desportivas do país.Pouco a pouco disse, a direcção do Sagrada Esperança está a procurar seguir o modelo de gestão de clubes da Europa o que considera importante para uma maior projecção do futuro da agremiação diamantífera do norte.

\" Falo com toda a sinceridade. Não estou a mentir, noto que esta direcção do Sagrada Esperança, está a procurar seguir o modelo de gestão dos clubes da Europa e considero que isto é muito importante para aquilo que se pensa em termos do futuro da equipa\" ,  reconheceu.O treinador disse que, todas as solicitações quanto ao plano de necessidades que apresenta com vista, a criação de condições para a equipa principal de futebol do Sagrada Esperança, são respondidas de forma satisfatória pela direcção.

Ekrem Asma admitiu que, só foi possível o Sagrada Esperança em 21 pontos possíveis conseguir 13 graças a preocupação que os dirigentes do clube manifesta em ver a equipa a caminhar cada vez mais melhor. Em sete jornadas no Girabola Zap 2017, os diamantíferos da Lunda Norte,alcançaram três vitórias em casa , duas derrotas e um empate   fora do seu reduto.


SATISFAÇÃO
Dedicação dos jogadores motiva equipa técnica


Os jogadores da equipa principal do Sagrada Esperança, estão responder satisfatoriamente a filosofia de trabalho e a cumprir com as acções planificadas pela equipa tecnica. A garantia foi dada sexta-feira ao Jornal dos Desportos pelo técnico Ekrem Asma.

Ekrem Asma que falou da importância da pequena paragem do Girabola com vista, a uma melhor preparação da equipa para os próximos jogos, em função dos compromissos da Selecção Nacional face aos jogos data FIFA,ressaltou que, nota entusiasmo e muita dedicação por parte dos atletas em busca da evolução colectiva e individual.

Os índices de entrega dos jogadores segundo Ekrem Asma deixa satisfeita a equipa técnica por si liderada, pois a intenção é incutir no grupo a mentalidade de ambição pelo espírito de vitória.O técnico afirmou que desde o dia 8 de Janeiro altura que fora abertas as oficinas no Sagrada Esperança, procura introduzir acções ecriar automatismos para que os jogadores, consigam superar as expectativas em terno do Campeonato.

“ Desde o dia 8 de Janeiro altura em que abrimos as oficinas que procuro introduzir acções e criar automatismos tendentes a levar os jogadores a superarem as nossas expectativas no Girabola “ , disse. Com o Campeonato em curso, onde já foram disputadas sete jornadas disse o técnico aliada a pequena interrupção que a prova regista, os trabalhos continuam voltados no empenho e esforço de cada jogador para melhorar a postura no capítulo técnico.

Ekrem Asma , disse que  não programou uma actividade específica para esta fase, sendo  que , à semelhança do  habitual , tem estado a privilegiar os aspectos técnicos da equipa em jogo colectivo fundamentalmente com a bola.

O treinador realçou que o futebol angolano cresceu muito na vertente física e táctica mas, a questão técnica dos jogadores, continua a ser o “ elo mais fraco “.

 Por isso a nível do Sagrada Esperança a estratégia, está mais virada para componente técnica para tornar a equipa mais forte e capaz de encarar os desafios que se avizinham.

A Académica do Lobito curiosamente sua antiga e primeira equipa com a qual trabalhou, quando chegou em Angola, vai ser o adversário da oitava jornada do Sagrada Esperança.
                                                                           

CONFIANÇA
“A nossa equipa está
num bom caminho”


O técnico disse que a ida ao Lobito vai ser um bom reencontro com a sua antiga equipa em Benguela mas, se trata de um jogo bastante difícil para o Sagrada Esperança.

\" Vai ser um bom reencontro para mim com a Académica, trata-se da minha primeira equipa em Angola, onde trabalhei durante três anos desde a segunda divisão até subirmos ao Girabola mas, o importante nesse momento é transmitir aos meus jogadores que vamos ter um jogo muito difícil em Benguela e tomarmos a devidas precauções \", avisou.Por isso, disse, deve a equipa técnica estar atenta em termos de observação do adversário de formas a levar o Sagrada Esperança, a conquistar os três pontos no sempre e difícil reduto dos estudantes de Benguela.

Em termos globais de acordo com técnico do Sagrada Esperança, a equipa está no bom caminho o que ficou patente nas sete jornadas já disputadas. Ekrem Asma diz que \" modéstia à parte\", em termos de futebol de qualidade, a sua equipa figura nesse momento, entre as cinco ou seis melhores do Girabola Zap.

\" A nossa equipa está no bom caminho, porque estamos nesse momentos entre as cinco ou seis melhores do Girabola em termos de futebol de qualidade porque nós no Sagrada Esperança trabalhamos muito em colectivo e com a bola\" , disse Ekrem Asma.

O treinador avisou que nenhum jogador no seu plantel deve dar-se ao luxo de dizer que tem o lugar garantido no onze inicial, pois conforme declarou,todos sabem que a competitividade no seio do grupo é muito elevada,dai que a dedicação e o esforço devem corresponder com a filosofia emétodo de trabalho do treinador.Ekrem Asma, disse que, está tudo a correr da melhor forma possível,faltando apenas pequenos detalhes para as coisas estarem conforme programou a época do Sagrada Esperança, formação com a qual tem o vínculo contratual de um ano.AS