Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Acadmica contraria favoritismo do 1 de Agosto

19 de Julho, 2015

Militares pecaram na finalizao e permitiram aos estudantes arrancarem um ponto no 11 de Novembro

Fotografia: Kindala Manuel

O 1º de Agosto voltou a perder pontos, ontem, na recepção à Académica do Lobito, ao consentir um empate a um golo, quando teve à sua mercê várias oportunidades para dilatar o marcador, pecando na finalização.

Os lobitangas ganharam aos militares na primeira ronda e voltaram a fazer das suas em pleno estádio 11 de Novembro.

O jogo foi muito bem disputado pelas duas equipas que entraram com a mesma disposição, onde sobressaiu o atrevimento demonstrado pela formação dos estudantes que não cruzaram os braços mesmo diante do favoritismo do conjunto militar.

Os pupilos de Dragan Jovic conseguiram adiantar-se no marcador aos 23´, por intermédio do inevitável Gelson, a finalizar uma grande jogada individual de Ari Papel que passou por toda a defesa contrária.

Daí para a frente, os militares pareciam ter o domínio do jogo, porém pecavam na finalização, mas sempre com os visitantes a darem a cara à luta, a avisar que não vieram à capital a passeio.

Ainda assim, Ari Papel desperdiçou uma boa oportunidade para facturar. Depois de passar por Wilson, chutou fraco, perdendo a possibilidade de dar mais tranquilidade à sua equipa no desafio.

O bom futebol apresentado pelos rubros e negros não tinha o respaldo no placar, pois a pequena margem de diferença no resultado escamoteava a verdade dentro do rectângulo de jogo.

 No segundo tempo, os lobitangas entraram com a lição bem estudada e começaram a dominar o jogo, com controle do meio-campo e a obrigarem o 1º de Agosto a jogar em contra-ataque.
 
O técnico turco-alemão Ekram Asma fez algumas alterações e a entrada do avançado Joca teve o efeito desejado, pois aos 70´, cabeceou para o fundo da baliza defendida por Toni Cabaça.

Todavia, os militares desperdiçaram a principal oportunidade, uma grande penalidade falhada por Dikumuana aos 94´, com uma defesa segura de Wilson que foi o homem do jogo.


DECLARAÇÕES

Felipe Nzanza  
(1º de Agosto)

“O empate é justo”

“Acima de tudo jogámos com uma boa equipa da Académica, que sabe  jogar futebol. Nós tivemos muitas oportunidades para marcar no primeiro tempo e no segundo tempo o adversário foi melhor. É um empate justo. Este é o quinto ponto que perdemos em dois jogos e é prejudicial para a nossa corrida ao título, mas vamos continuar a trabalhar para melhorarmos.”

Ernesto Cotel 
(A. Lobito)

“Estamos de parabéns”

 “Trabalhámos durante a semana para ganhar este jogo, não há ninguém que vem jogar para perder e viemos para jogar bom futebol e foi o que fizemos. Enfrentámos uma equipa forte, mas fizemos a nossa parte e estamos de parabéns. Este empate não tem sabor a vitória porque nós queríamos ganhar o jogo, mas estamos de parabéns.”