Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Académica disputa "round" decisivo

Betumeleano Ferrão - 29 de Outubro, 2016

Académica do Lobito luta pela permanência da primeira divisão

Fotografia: Dombele Bernardo

A Académica do Lobito depende de muitas conjugações de factores, para manter-se na primeira divisão, uma delas é a vitória esta tarde sobre o Kabuscorp do Palanca. Os estudantes insurgiram-se contra o suposto conluio com os palanquinos. Contudo, é ponto assente que ganhar no Buraco significar a despromoção automática, se o 4 de Abril, Desportivo ou o ASA, cujos jogos também começam às 15h30, no mínimo empatarem nesta ronda.

A vida não está fácil para os estudantes: O foco tem de estar no Kabuscorp, a equipa também tem de prestar atenção ao que fazem os seus adversários directos. No ano passado, a Académica safou-se por causa do que aconteceu nos outros campos,  nada garante que hoje à tarde a história volte a repetir-se, até porque nada detém os palanquinos de lutar pela vitória.

Os estudantes sabem que têm poucas hipóteses de permanecer no Girabola, ainda assim, vão cumprir com o requisito básico, derrotar o Kabuscorp. E, depois, esperar pelos resultados dos rivais 4 de Abril e ASA, até porque têm jogos muito complicados.

O 4 de Abril de repente voltou a ser assolado pela velha questão financeira, um mau prenúncio para quem ainda tem tudo o que precisa, para garantir a manutenção. A jogar em casa com o Interclube, a equipa do Cuando Cubango pode ter muitas chances de pontuar, se estivesse com o pensamento apenas na bola, a direcção de Bento Xavier tem de agir para que os atletas apareçam competitivos esta tarde.

A humilhante goleada na jornada passada, aumentou a pressão no Interclube. A equipa mal arrasta dezenas de adeptos para os campos, mas os atletas sabem que têm de reagir de imediato.




ACADÉMICA
Estudantes
enfrentam primeiro  dos dois exames


A Académica do Lobito joga a primeira das duas últimas difíceis cartadas da sua manutenção no Girabola Zap, a começar hoje com o Kabuscorp do Palanca, um adversário forte e poderoso, pelo que todo o cuidado é pouco.

Um resultado que contrarie a vitória, atira por terra as pretensões criadas à volta do objectivo preconizado pela direcção, membros da equipa técnica e atletas. Vencer para continuar e continuar a sonhar com a permanência, é o sonho dos estudantes da cidade ferro -portuária do Lobito. 

Os associados, os adeptos, e público apoiante do futebol são chamados a participarem destaa epopeia, referente à 29ª jornada do GirabolaZap2016, a acontecer neste sábado, a partir das 15h30, no Estádio nacional de O’mbaka. Em função da importância e do interesse pelo jogo, a organização decidiu franquear as entradas, para possibilitar  uma grande enchente no Estádio.

Nos treinos que antecederam ao jogo, o professor António Lopes “Chiby” trabalhou fortemente os aspectos psicológicos. A vertente física, técnica e táctica dominaram as sessões de trabalhos da semana, que culminaram com uma peladinhas em campo reduzido. Remates à longa e média distância da baliza foi ensaiada, em que os jogadores se evidenciaram na pontaria.

No entender do técnico Chiby, a forma como os atletas se entregaram nos treinos, indicia a crença e a vontade de vencer, facto que o deixa animado, e disponível a acreditar no potencial da rapaziada, em fazer história diante de uma das maiores forças do nosso “association” futebolístico.

“Com alguma satisfação denoto que os meus atletas estão animados e preparados para jogar, e vencer ao Kabuscorp do Palanca. Na verdade, não vai ser uma vitória dada de bandeja. O adversário é forte e competente. Qualquer falha, o mínimo que for, pode-nos ser fatal. Estamos preparados,  espero que tenhamos sorte e consigamos conquistar os três pontos”, comentou.

Sobre a presença do administrador municipal, Alberto Ngongo, no treino de quinta-feira , o professor António da Conceição Lopes “Chiby” disse tratar-se de um gesto de realce, e que pode servir de incentivo aos atletas que tanto precisam. Muito mais, nesta fase do campeonato, em que todo o tipo de apoio se recomenda.
Júlio Gaiano - Lobito