Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Acadmica e Progresso agitam Lobito

Jlio Gaino, no Lobito - 17 de Julho, 2011

Direco da Acadmica do Lobito divulgou a lista dos reforos

Fotografia: Jornal dos Desportos

O jogo que vai opor esta tarde no campo do Buraco a formação da Académica Petróleos do Lobito ao do Progresso Sambizanga de Luanda está a ser aguardado com grande expectativa entre os aficionados da modalidade em terras lobitangas para a 17ª jornada.

Os adeptos anfitriões vaticinam uma vitória da equipa da casa por uma diferença mínima dada a similitude que as contendoras apresentam na sua forma de jogar. Ao contrário das vezes anteriores, os dias que antecederam o jogo de hoje foram vividos com grande agitação. O interesse pelo jogo no seio dos adeptos e sócios cresce à medida que o embate se aproximava. Todos querem assistir ao “trumunu” e, se for o caso, empurrar a equipa da casa para a vitória.

Pelo menos este é o sentimento que se pôde ler no rosto da maioria do público lobitanga que promete aparecer no domingo a tarde em massa, a partir das 15 horas, no Estádio Nacional de O’mbaka, em Benguela. A máquina mobilizadora para encher o recinto da contenda está a cargo de uma empresa privada lobitanga, responsável pela venda dos dez mil bilhetes para as bancadas a 500 kwanzas e a mil para a tribuna.  Os sócios com as quotas actualizadas e crianças devidamente acompanhadas não pagam entrada.


"Estudantes"
divulgam lista de reforços

A direcção da Académica do Lobito tornou ontem oficial a divulgação da lista dos reforços para a segunda volta do Girabola.
Rats, Vemba e Dadá são os destaques do projecto da actual direcção, que quer montar uma equipa forte. Além dos atletas, um documento distribuído aos órgãos de comunicação social local revela que há também a inscrição de dois guarda-redes, sendo um das escolas do clube, Fany, e o outro da Guiné Conacry, Camara.

A par desta lista, a direcção da Académica do Lobito tornou também públicos os nomes dos jogadores dispensados, constando nela, maioritariamente, os menos utilizados durante a primeira volta do Girabola. Assim, Zezinho, Stanick, Benguela e Guy são os afastados do plantel treinado pelo professor José Silvestre Pereira "Pele". Contas feitas, na segunda volta, a Académica do Lobito vai contar com 12 novos jogadores, com o objectivo claro de recuperar os pontos perdidos durante a primeira volta. Será muito difícil, mas não impossível. De resto, eis a lista dos atletas inscritos para a segunda volta:

Guarda-redes: José Fernando, Fany (19 anos) e Hamidou Camara, Camara (26 anos); Defesas: Germano Diogo, Germano (19 anos) e Domingos Pambo, Mingo Pambo (23 anos); Médios: Vemba Luzila, Vemba (34 anos), Ambrósio Amaro, Rats (34 anos), Lutumba Tchiemba, Dadá (35 anos), Edmilson Gomes, Edmilson (28 anos), Sipho Mumbi, Spho (28 anos) e Emanuel Pululu, Didi (26 anos); Avançados: João Fernandes (29 anos) e Domingos Menezes, Mingo (21 anos). Em contra partida, a direcção da Académica, que apostou forte nesta segunda volta, já não contará com os préstimos de Sassoma e Malony, que rescindiram contrato com o clube, unilateralmente.

Outros que também deixaram de fazer parte do grémio lobitanga são: Zezinho, Stanick, Guy e Benguela, jogadores que constituíram a espinha dorsal da equipa principal que terminou a primeira volta, na 16a (e última) posição da prova, à revelia dos prognósticos traçados pela direcção, que projectara uma prestação diferente, para os 18 a 21 pontos, no mínimo.

A esses jogadores dispensados por fraca produtividade na equipa, durante a primeira volta, juntam-se, Marcos, Walter, Marito, Tumba, Nicho, Mambaya e Tito. Informações oficiosas que correm em terras benguelenses dão conta que alguns dos atletas dispensados já treinam no Nacional de Benguela e podem mesmo vir a actuar ainda nesta temporada, no Zonal de Apuramento ao Girabola2012.


Treinador da casa pede apoio

O técnico principal da Académica do Lobito, José Silvestre "Pele", em declarações à imprensa convidou a massa apoiante a comparecer em força no estádio para empurrar a equipa para vitória. “Pretendemos fazer deste jogo uma autêntica final e ganhar. Para isso, teremos de contar com o apoio de todos os lobitangas e benguelenses, se quisermos ver a Académica a manter-se na primeira divisão", disse.

A Académica do Lobito encontra-se na 16ª posição, com nove pontos, numa prova disputada por 16 equipas, o que equivale a dizer que carrega a desprestigiante lanterna vermelha, de que há muito luta por se livrar dela. No jogo de logo, terá de conquistar os três pontos de forma a aproximar-se das demais equipas que no presente Girabola lutam, justamente, pela sua permanência no convívio dos grande do nosso futebol. JG