Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Acadmica sem receio do Interclube

Jlio Gaiano, Lobito - 11 de Junho, 2016

Estudantes acreditam no regresso s vitrias em casa esta tarde frente a um adversrio que procura pontuar no temvel estdio do Buraco

Fotografia: Jos Soares

A Académica Petróleos do Lobito está desde a tarde de ontem em regime de concentração máxima, para enfrentar o Interclube de Angola, no desafio da 15ª jornada do Girabola2016 que acontece hoje, a partir das 15h00, no Estádio do Buraco.

Vencer e cimentar a confiança na luta pela manutenção no GirabolaZap, é o desiderato dos estudantes lobitangas, que nas duas últimas semanas trabalhou de forma cuidadosa nos fundamentos tácticos - técnicos.

A vertente física e psicológica completaram as sessões orientadas pelo professor António da Conceição Lopes "Chiby", que enquanto jogador perdeu sempre para o Interclube de Angola, curiosamente, por cifra única de 3-0, facto a corrigir no embate desta tarde, no Buraco.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, António Lopes "Chiby" assegurou que a equipa está bem do ponto de vista motivacionais, e pronta para somar três pontos diante de um candidato à conquista do título.

O técnico reconhece tratar-se de uma partida difícil, senão complexa, a julgar pelo potencial do adversário que de certeza vai ao Lobito, no mínimo, para não perder. "Trabalhámos seriamente no sentido de contrariar as tendências que pesem em nosso desfavor. O Interclube é forte e disciplinado tacticamente", disse.

"Tem um plantel formado por jogadores jovens e com muita habilidade técnica, capaz de desarticular as estratégias de qualquer adversário que defronta. Falo concretamente, de Paty, Cachi, Valdez e Bebé. São jogadores que conhecemo-los muito bem, e pior do que isto, sabem como jogamos e conhecem as nossas fraquezas. Aí, está a nossa preocupação", comentou.

O técnico acrescentou  ser um jogo difícil e interessante de se ver, espera ter a sorte necessária para  os três pontos e festejar o feito com o seu o público apoiante. António Chiby considerou  estar digerida a derrota  diante do Kabuscorp do Palanca, por 2 - 0, em Luanda, diz ter as atenções viradas para o jogo com o Interclube de Angola, marcado para  sábado no Estádio do Buraco que espera ter casa cheia. "Foi um jogo que em nada nos interessa lembrar. Já aconteceu, lamentámos e nada mais podemos fazer para mudar. Estamos aqui para competir e provar, em campo, o nosso valor futebolístico. Vai ser contra o Interclube e pensar, única e simplesmente, nos outros jogos se quisermos nos manter no GirabolaZap", precisou.


ANTÓNIO LOPES “CHIBY”
“Estamos preparados para
ganhar em casa”


O técnico dos "estudantes" referiu ter incutido na mente dos jogadores  a cultura de que os jogos são ganhos em campo e com muito sacrifício, superar as impertinências que possam surgir ao longo da contenda. "Para isso, é preciso acreditar  nas  próprias forças, estarmos preparados para ganhar em casa ".

À entrada da 15ª jornada, a Académica Petróleos do Lobito ocupa a 13ª posição com 14 pontos, muito abaixo do Interclube de Angola (4ª/24), seu oponente na contenda deste sábado no Estádio do Buraco.

Em caso de um triunfo sobre os polícias, os estudantes da cidade ferro -portuária fazem 17 pontos e superam a cifra da temporada transacta, em que terminaram a primeira volta com 16 pontos na posição 13ª em que se encontram presentemente.

Pelo que nos foi dado a perceber, tudo aponta que para o confronto com a formação da Polícia Nacional, o professor António Lopes "Chiby", para além de manter no sistema 5x4x1 desdobrável para 4x4x2 ou 5x3x2, pode entrar com o "onze": Fany- Poko, Nzuzi, Libero, Ibrahim e Maurício- Nelito, Cláudio, Higino e Jorge Kadú- Fami.   
JG


VISITANTES
Polícias descem confiantes ao Buraco


O técnico - adjunto do Interclube, José Luís Borges, garantiu que a equipa vai ao município do Lobito com a clara intenção de conquistar  três pontos diante da Académica local, às 15h00, no Estádio do Buraco, para 15ª jornada do Girabola Zap.

Com a determinação de terminar a primeira volta  entre os cinco primeiros classificados, o técnico frisou que "temos a convicção de que não será um jogo fácil, a Académica do Lobito está a ter bons resultados com a nova equipa técnica".

"Vamos ao Lobito com muita cautela, mas com determinação  e vontade de conquistar os três pontos, visto que temos objectivos a cumprir”, disse.
José Luís Borge classificou a equipa do Académica do Lobito “muito perigosas a jogar,” e por isso, prometeu ter muita atenção. “ Trabalhámos  esta  semana  com muita prudência para este jogo, vamos enfrentar uma equipa que luta para sair da zona perigosas”, sublinhou.

Os "polícias" deram mais  atenção à finalização e à concentração porque o problema que a equipa está a enfrentar é a falta de golos, face à ineficácia dos avançados.

Para colmatar a situação, o técnico trabalha com os atacantes no sentido de começarem a marcar já neste final de semana, diante dos "estudantes" do Lobito, e consequentemente alcançarem a vitória.

O Interclube não foi para além de um empate na jornada passada, frente ao 4 de Abril, atrasou-se  na luta pelo terceiro lugar  na tabela classificativa.
Com a moral em alta, Zdrvako Logarusic ontem orientou um treino, antecedido de uma pequena palestra em que falou muito  com  os jogadores sobre o actual estado da equipa e da necessidade de regressar às vitorias.

O técnico pode apostar num onze ofensivo e batalhador formado por Nelson , Rico , Filipe, Fabrício, Valdez, Pirolito, Paty, Karanga, Paz, Pulson e Chico.    
 VALÓDIA KAMBATA