Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Académica tenta surpreender Sagrada

PAULO CACULO - 07 de Abril, 2018

Os diamantíferos jogam em casa e não estão dispostos a entregar de bandeja mais pontos aos adversários

Fotografia: Jornal dos Desportos

A deslocação da Académica do Lobito hoje, ao terreno do Sagrada Esperança da Lunda Norte, pode assumir contornos interessantes, sobretudo em caso de triunfo dos estudantes sobre os diamantíferos. O jogo está agendado para as 15H30, no estádio do Dundo.
A equipa orientada por Rui Garcia está apenas a dois pontos do actual líder do campeonato e arrisca a alcançar o topo isolado da classificação, caso os polícias percam o desafio com os palanquinos, agendados igualmente para hoje.
Lundas e lobitangas estão distanciados na tabela de classificação por apenas três pontos, facto que ajuda a apimentar ainda mais a discussão pela conquista da vitória esta tarde, apesar de definirem objectivos distintos no campeonato.
Os diamantíferos jogam em casa e não estão dispostos a entregar de bandeja mais pontos aos adversários, mas estão cientes de que os estudantes protagonizam uma época de sonho, sobretudo a julgar pelas últimas surpresas.
Conseguirá a Académica do Lobito fazer do Sagrada Esperança a sua próxima presa? A resposta a esta questão será conhecida após o desfecho do desafio, cujas incidências do jogo pode ajudar a esclarecer os argumentos traduzidos em campo pelas duas equipas, que justificam a conquista da vitória.
No outro desafio não menos importante, a equipa do Cuando Cubango FC recebe a visita do  Bravos do Maquis, às 15h00, no estádio Municipal de Menongue. O favoritismo é atribuído aos maquisardes, enquanto equipa mais experiente e rotulada no campeonato, ainda assim, não está colocada de parte a possibilidade de haver uma surpresa.
A formação do Menongue realiza um campeonato que permite sonhar pela manutenção, porém, terá de justificar sobretudo nos jogos em casa, como é o caso de hoje, ostentar força colectiva e solidez competitiva para conquistar os pontos.
O Progresso do Sambizanga inconformado com o empate consentido no jogo em atraso disputada na quarta-feira, frente ao Petro de Luanda, recebe amanhã no Estádio dos Coqueiros, o 1º de Maio com os olhos pontos nos três pontos.
Os proletários não estão bem na presente edição do Girabola, mas em Luanda têm sido sempre um quebra cabeça para os seus adversários. Por isso, os sambilas devem encarar a partida com muitas cautelas.
No Bengo, o Domant mede forças com o JGM, num duelo entre equipas que buscam uma época tranquila. Com desfecho imprevisível o equilíbrio deve ser a tónica dominante.
Por último, o Desportivo da Huíla galvanizado com a campanha tranquila que está a realizar recebe o Sporting de Cabinda, no Estádio do Ferrovia. Com apenas uma derrota em casa os militares da Frente Sul estão prevenidos para não serem surpreendidos pelos leões.  

ACADÉMICA
Estudantes do Lobitono “inferno do Dundo”  

A Académica do Lobito defronta hoje o Sagrada Esperança da Lunda -Norte às 16h00 no Dundo. Trata-se de um adversário que dificilmente perde no seu reduto. A partida é a contar para a  jornada 9 do GirabolaZap2018
Advinha-se, por isso, tarefa espinhosas para os intentos dos estudantes que durante a semana trabalharam a pensar nesse jogo.
O resultado obtido no domingo frente ao Interclube de Angola (2-1), pode ser incentivador para augurar boa colheita, não obstante, às vicissitudes que possam encontrar no terreno dos diamantíferos, que de acordo com relatos que surgem, estão dispostos a não ceder pontos aos estudantes.
\"Temos a nossa estratégia definida para o jogo. Espero que os jogadores  interpretem-na bem e que a sorte nos acompanhe, por forma a arrancar um bom resultado”, frisou Rui Garcia, para quem o empate serve para as encomendas, não obstante desejar os três pontos.               J.GAIANO
      
RECUPERAÇÕES
Silva e Dany estão disponíveis

                                                    
O médio ofensivo, Silva, que se lesionou na vitória da equipa no jogo com o Progresso do Sambizanga, esta completamente recuperado e pode ser um dos eleitos para o jogo  de hoje, depois de falhar  três jogos de que resultaram uma vitória e duas derrotas.
Quem também está disponível e trabalha a todo o gás, é o médio Dany, esteve ausente  no confronto com os Bravos do Maquis e Académica do Lobito, assim, o técnico Paulo Torres alarga  o leque  de opções para o jogo com o Kabuscorp do Palanca, onde pretende regressar às vitórias  e conservar a liderança do campeonato.   

TREINADOR
Sporting de Cabinda atento ao Desportivo


O técnico do Sporting, Emene Kwanzambi, considerou ontem ter a equipa em condições de ombrear com o Desportivo  e conquistar os três pontos em disputa, domingo,  no terreno do adversário, para a nona jornada do Girabola2018.