Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

AFA deixa boa impresso na Galiza

Augusto Panzo - 00 de , 0000

Academia de Futebol de Angola encantou na competio infantil que decorreu de 6 a 8 do corrente em Espanha

Fotografia: kindala Manuel

A Academia de Futebol de Angola (AFA) esteve em Arousa, Espanha, onde participou num dos mais prestigiados torneios internacionais de Sub-12, apadrinhado por Vicente Del Bosque, soube o Jornal dos Desportos, de uma nota procedente daquela instituição desportiva.Depois das excelentes prestações no Mundialito em Portugal, onde conquistou a medalha de bronze, e na Go Cup, no Brasil, onde caiu nas meias-finais, a AFA voltou ao estrangeiro, desta feita para participar na Arousa Cup, na Galiza.

Este torneio contou com os principais clubes de referência na formação de jogadores em todo o mundo, onde se destacam Barcelona, Ajax, Sporting de Portugal ou Real Madrid.A equipa angolana de Sub-12 foi convidada a participar na competição, devido ao reconhecimento da qualidade do trabalho realizado diariamente em Luanda, que não tem passado despercebido aos “olheiros” das camadas jovens.

Nessa 21ª edição do Arousa Cup, a AFA tornou-se na primeira equipa africana a participar no torneio, e cabe-lhe agora continuar a demonstrar o talento e a habilidade dos jovens atletas angolanos além-fronteiras.Os “Azuis” estavam no grupo D, juntamente com Celta de Vigo, Sporting e Atlético de Madrid. Antes de rumar a Villagarcía de Arousa, os Sub-12 da AFA estagiaram uma semana no Porto, fruto da parceria com os “Dragões”, para preparar da melhor forma a participação no torneio espanhol.

Segundo soube o Jornal dos Desportos, em Arousa, ao longo das 20 edições realizadas, passaram grandes nomes do futebol, como Gerard Piqué, Cesc Fàbregas, Fernando Torres ou, mais recentemente, Kingsley Coman do Bayern de Munique.António Cortés, técnico espanhol responsável pelo crescimento dos atletas angolanos, realça a importância da AFA estar presente nestes torneios e não quer pressão para os seus pupilos.

“Apesar dos excelentes resultados que temos feito, não quero ouvir falar em objectivos. É muito importante estarmos ao lado de equipas como o Barcelona, Real Madrid ou o Sporting. É muito bom para os jovens atletas terem este tipo de experiência”, assinalou.Para além de equipas espanholas e portuguesas, a Arousa Cup conta também com representantes norte-americanos, japoneses, russos e, claro, com a Academia de Futebol de Angola.Os “Azuis” do Morro Bento tornaram-se na primeira equipa africana a marcar presença nesta competição, que decorreu entre os dias 6 e 8 do corrente.