Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Albano rende Calado

Pedro Augusto - 15 de Abril, 2015

Albano Csar apresentado hoje de manh aos atletas e colaboradores

Fotografia: Jornal dos Desportos

O treinador Albano César é desde ontem à tarde, por um período de oito meses, o novo técnico da equipa principal de futebol do Progresso Sambizanga, em substituição de Mário Calado, demitido há uma semana por maus resultados, soube o Jornal dos Desportos de uma fonte do grémio sambila.A fonte informou que Albano César que fica no comando da equipa até o termino da época futebolística, em Novembro, vai ser auxiliado pelos antigos adjuntos de Mário Calado, nomeadamente Fernando Francisco "Zico", Guilherme de Sousa "Matateu" e Mbala José (treinador de guarda-redes).

Albano César, que há dias rejeitou a possibilidade de abandonar o Sporting de Cabinda, cujo projecto estava à frente há três anos, decidiu abraçar o programa do elenco dirigido por Paixão Júnior, que visa devolver  a dignidade aos sambilas no Girabola 2015, competição em que ocupa a última posição da tabela de classificação.

"O treinador Albano César é oficialmente desde ontem, por um período de oito meses, o responsável da equipa técnica do Progresso Sambizanga. O acordo entre as duas partes foi rubricado na tarde de hoje (ontem). Com o técnico Albano vão trabalhar os adjuntos Zico, Matateu e Mbala. Optamos por manter esses treinadores, principalmente o Zico, por ser um ídolo do clube e por ter se saído bem à frente da equipa no jogo com o Kabuscorp do Palanca, em que empatámos (1-1)", disse. 

Contudo, de acordo ainda com a fonte que citamos, a equipa técnica dos sambilas poderá ser reforçada com mais um treinador, a ser indicado por Albano César, e provavelmente virá do seu antigo clube.   O JD soube igualmente que o treinador Albano César poderá ficar à frente do comando técnico dos sambilas por mais três anos, pois a direcção liderada por Paixão Júnior trabalha num projecto para dar sustentabilidade à equipa.

"A direcção do nosso clube trabalha num projecto de três anos. Queremos evitar as constantes entradas e saídas de treinadores, por isso o técnico Albano César poderá ficar à frentes do mesmo, pois queremos ter nos próximo anos, uma equipa competitivamente forte", sublinhou.A apresentação do novo técnico aos atletas e colaboradores acontece hoje de manhã, às 9h00, no Complexo Desportivo do clube, dia em que Albano César vai iniciar as suas funções à frente da equipa amarela e preta do Sambizanga.

KABUSCORP
Miller projecta melhor exibição


O Kabuscorp entra hoje na terceira sessão de treinos, antes de viajar no sábado ao Dundo, agendada para sexta-feira à tarde, para o jogo com o Sagrada Esperança, válido para nona jornada do Girabola.Ciente da necessidade imperiosa de inverter o percurso patenteado pela equipa neste começo de campeonato, Miller Gomes não tem poupado esforços ao grupo. O treinador não está seguramente satisfeito, com o nível do futebol da equipa, razão pela qual insiste nos ensaios de exercícios que privilegiem o aprimoramento do passe e da posse de bola. Com esta atitude, o técnico do Kabuscorp projecta uma exibição melhor conseguida na deslocação à Lunda Norte.

Na época passada, o Kabuscorp mostrou-se superior. No Dundo, o conjunto do Palanca venceu por 2-1, ao passo que no desafio de Luanda houve uma divisão de pontos, da igualdade sem golos (0-0). No Girabola de 2010, cujo título foi conquistado pelo Interclube, a equipa diamantífera, na altura orientada por Mário Calado, venceu em Luanda por 2-1 no Estádio dos Coqueiros.A primeira vitória dos últimos cinco anos de confronto directo entre ambos no Girabola pertenceu aos diamantíferos, em 2008 por 1-0 foi o resultado do embate disputado no Dundo, tendo na segunda volta da mesma edição do campeonato registado uma igualdade a uma bola.
PAULO CACULO