Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Aposta para vencer

Paulo Caculo - 08 de Abril, 2015

Miller Gomes foi ontem apresentado como o novo treinador do Kabuscorp do Palanca, em cerimónia realizada no relvado do estádio dos Coqueiros. O treinador, de 45 anos de idade, não se fez de rogado e assumiu o desejo de trabalhar para ajudar a equipa a materializar o sonho de voltar a sagrar-se campeão.

"A direcção pediu-me para vencer jogos e é isso que também quero.  É esta a minha e nossa vontade no Kabuscorp. Queremos, obviamente, vencer o campeonato, porque não temos outra alternativa, já que as Afrotaças já não faz parte da nossa grelha de programação. As baterias estão viradas todas para o campeonato e para a Taça de Angola", adiantou-se a esclarecer o novo timoneiro dos palanquinos, para em seguida assegurar estar tranquilo por ter assinado por um clube de topo.

"Estou num grande clube, que é o Kabuscorp, e que na época passada foi vice-campeão. Estou aqui com espírito de missão, para ajudar aquelas pessoas que têm erguido este emblema e elevar cada vez mais as competências de jogo deste plantel, que tem bons executantes. Vamos procurar na nossa humildade e trabalho fazer o melhor", acrescentou.

Miller Gomes garante não vir a ser um problema o facto de chegar ao comando técnico da equipa com a competição em marcha.Acredita que o facto de já conhecer o Kabuscorp nas andanças de Girabola permite-o estar descansado."Estou num equipa que conheço e que todos os anos disputa o campeonato até ao fim.

Sabem que andei muito tempo ausente, e o meu acompanhamento foi de alguma forma indirecta, mas naturalmente que hoje, na sétima jornada, ter o Kabuscorp na posição em que está eventualmente podia ser diferente, mas são condicionalismos que o futebol nos impõe, pois não há garantias de que podia estar melhor ou pior, mas é certo que a posição é esta, não é preocupante, mas sabemos que é temos um trabalho árduo pela frente", sublinhou.

O novo treinador do Kabuscorp recusa-se a aceitar o estatuto de especial, sobretudo por considerar que os técnicos não têm estatuto, pois para ele, "o Kabuscorp é muito mais especial do que eu e me sinto honrado por vir treinar este clube", enfatizou.Miller Gomes destacou igualmente, que a grande resposta que se espera na equipa virá dos jogadores, sobretudo daqueles que mais rapidamente se encaixarem na sua filosofia e forma de pensar o jogo, mas garante que terão maiores oportunidades de jogar aqueles que mostrarem trabalho.

"De qualquer forma teremos de estar cientes de que as mudanças não podem ser feitas de forma brusca, são processos e devem ser encarados de forma cautelosa, para que não se cometam erros que depois possam vir a custar caro. O importante é que eles estão a treinar todos motivados e num grupo de trabalho isso é fundamental", realçou.

LESIONADO
Rubian pára quatro semanas


O guarda-redes Rubian é a única grande preocupação da equipa do Kabuscorp do Palanca, antes do jogo com o Progresso Sambizanga, marcado para sábado, no estádio dos Coqueiros, referente à oitava jornada do Girabola 2015. O jovem guardião dos palanquinos recupera de uma fractura no dedo da mão esquerda, que o impossibilita de integrar a equipa nas próximas quatro semanas.

Como prova da sua limitação, o guarda-redes esteve ontem a trabalhar separado do colectivo. Rubian efectuou apenas corridas à volta do relvado, enquanto a maioria do plantel procedia a ensaios de construção do jogo ofensivo e defensivo.Enquanto isso, quem está de volta e em força à equipa é o trinco Dominique Kivuvu. O experiente jogador, internacional dos Palancas Negras, esteve ontem completamente integrado na equipa, ao contrário do treino que antecedeu a recepção ao Al Merreick, numa clara imagem de estar a cem por cento da sua forma física.                     

PREPARAÇÃO
Miller Gomes  mostra trabalho


Miller Gomes orientou ontem, à tarde, a primeira sessão de treinos na condição de novo treinador do Kabuscorp do Palanca. A preparação realizada às 15h30, no Estádio dos Coqueiros, serviu para o conjunto desenhar a estratégia para o jogo de sábado, frente ao Progresso do Sambizanga, referente à oitava jornada do Girabola 2015.

Durante o ensaio, com duração de aproximadamente duas horas, os palanquinos efectuaram exercícios físicos com e sem bola,  nos últimos 30 minutos o treinador dividiu o grupo em dois e promoveu uma “peladinha” a campo curto. Nessa altura, Miller Gomes aproveitou para tirar ilações sobre a movimentação colectiva e individual da equipa.

O novo treinador dos palanquinos mostrou-se muito interventivo no treino, umas vezes a interromper jogadas para exemplificar, outras ainda para incitar os jogadores ao empenho nos exercícios. Com esta postura, o antigo técnico campeão pelo Recreativo do Libolo espera, muito provavelmente, conquistar rapidamente o balneário do vice-campeão nacional.

A presença de um treinador novo na equipa tem motivado os jogadores do plantel a mostrarem trabalho, para justificarem a oportunidade no “onze”, tendo em vista o duelo com o Progresso Sambizanga, que vem de uma pesada derrota (3-0)  frente ao 1º de Agosto.Conquistar os três pontos ante os sambilas é o único objectivo que motiva a formação vice-campeã nacional.

Trabalham às ordens de Miller Gomes os seguintes atletas; Hugo, Mário e Rubian (guarda-redes), Silva, Boka, Borges, Lunguinha, Kivuvu, Panilson, Amarildo, Lami, Paulo Alves, Élio, Joaquim Adão, Mpele Mpele, Trésor, Meyong, Coca Cola, Medalha, Patrick, Issama, Fiston, Firmino, Mano, Kibeixa, Dax e Jaime Poulson. O vice-campeão nacional volta a efectuar nova sessão de treinos hoje à tarde, novamente nos Coqueiros.