Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Arbitragem quer fechar época com chave de ouro

Jorge Neto - 03 de Novembro, 2016

Presidente do CCAFAF satisfeito com filiados

Fotografia: Arão Martins

O presidente do Conselho Central de Árbitros da Federação Angolana de Futebol (CCAFAF), Muluta Prata, afirmou ontem, ao Jornal dos Desportos, que espera um trabalho positivo dos juízes na última jornada do Girabola Zap, que se disputa no sábado, para fechar o campeonato com “chave de ouro”.

O dirigente da arbitragem assegurou que os filiados desempenharam um bom trabalho nas últimas rondas da competição, e augura a mesma atitude.

“Nesta última jornada, esperamos um trabalho positivo, à semelhança do que se fez nestas últimas duas jornadas, que significa dizer que tiveram uma actuação positiva e queremos que a arbitragem feche a última jornada com  ´chave de ouro´”, afirmou.

O “número um” do CCAFAF valorizou o facto de haver mudanças de fundo na imagem que os árbitros deixaram nos anos anteriores, disse que “quisemos desmistificar algo que se defendia há anos, em que a primeira volta era dos treinadores e a segunda era dos dirigentes, porque conseguimos ver o que as equipas conseguem competir em pé de igualdade, apesar de haver um ou outro erro, o que é normal”, apontou.

Muluta Prata destacou os pormenores que estiveram na base da nomeação dos árbitros que vão dirigir os dois importantes jogos da última jornada, em que estão envolvidas equipas a lutar pela permanência no campeonato.

“Um dos grandes cuidados é não envolver árbitros, cujas províncias estejam a disputar a decisão da permanência, isso, sempre na base da luz da transparência para haver lisura. Por isso, é que o jogo do ASA - 4 de Abril fomos buscar um árbitro de Cabinda (Armando da Silva), por exemplo, e no jogo Interclube - Académica do Lobito é um árbitro internacional do Conselho da Huíla (Romualdo Baltazar), parte-se do princípio que não tem nenhuma equipa da Huíla a disputar a permanência”, destacou.