Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Ary Papel assume artilharia militar

Jorge Neto - 20 de Agosto, 2015

O jogador saiu da escola Norberto de Castro

Fotografia: Paulo Mulaza

O médio ofensivo do 1º de Agosto, Ary Papel, assume neste momento a artilharia da equipa militar à entrada da 23ª jornada do Girabola, adiantando-se aos seus colegas na concorrência para o melhor marcador dos rubro-negros na presente época. O camisola 30 agostino soma oito golos na sua conta pessoal, ultrapassando na corrida, Gelson e Ben Traoré que têm menos uma finalização. O médio ganhou o gosto pelos golos, principalmente nesta segunda volta do Campeonato Nacional da Primeira Divisão.

No segundo turno da competição o médio de 21 anos ficou em branco em apenas uma ocasião e de resto, tem mantido a pontaria afinada para os seus adversários. Por vezes não se contenta apenas com um golo e bisa na partida, tal como aconteceu com o Desportivo da Huíla.Contudo, quando faltam por disputar oito jornadas ainda nada está definido sobre quem será o principal marcador dos militares, em função da magra distância que separa o primeiro da dupla que vem atrás.

Ary Papel já conquistou por uma ocasião o título de artilheiro do Girabola, em 2012, com 14 golos e conseguiu a segunda posição em 2014, com 13 golos, atrás de Meyong.O médio tem estado com o "pé quente" nos últimos jogos e ao que parece mantém a sua fome de golos, e caso continue neste ritmo poderá chegar aos números que já atingiu em épocas anteriores.

As movimentações ofensivas do jogador estão cada vez mais encaixadas com os colegas de equipa, pois aparece muitas vezes aparece na grande área livre de marcação e em boa posição para finalizar. No próximo sábado, Ary Papel tem mais um repto: Marcar ao Sagrada Esperança da Lunda Norte, num desafio que se afigura bastante difícil para o conjunto militar, que deverá contar com todos os avançados, em função do regresso de Gelson, depois de cumprir o castigo federativo de um jogo, por acumulação de três cartões amarelos.

LATERAL
Paizo ganha concorrência


O lateral esquerdo do 1º de Agosto, Paizo, tem estado a bater a concorrência nesta posição , garantindo o lugar na grande parte dos jogos esta época, tornando-se  numa das peças imprescindíveis do conjunto treinado por Dragan Jovic.O jogador vindo das escolas de formação do Norberto de Castro é o exemplo de um caso que "chegou, viu e venceu" na tão concorrida equipa do 1º de agosto, deste que integrou o plantel rubro negro.

Fissy é o concorrente natural de Paizo nesta posição, mas a equipa técnica tem optado pelo segundo mesmo antes do final da primeira volta do campeonato. O jovem tem mostrado várias qualidades, tanto a defender como a atacar, a semelhança dos laterais modernos. Na vitória de domingo passado, diante do Progresso do Sambizanga, por 2-0, Paizo destacou-se, sendo considerado o melhor jogador em campo.