Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

ASA tenta fugir da crise

AUGUSTO PANZO - 20 de Maio, 2017

Aviadores tentam esta tarde a primeira vitria sob comando do novo treinador

Fotografia: JOS SOARES|EDIES NOVEMBRO

O treinador da equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), Paulo da Cruz Saraiva, reconheceu o valor competitivo da formação da Académica do Lobito, adversária dos aviadores esta tarde no Estádio dos Coqueiros, onde os dois conjuntos se defrontam para a 15ª e última jornada da primeira volta do Girabola Zap de 2017.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, numa breve entrevista de antevisão do desafio, Paulo Saraiva esclarece que o \"temor\" pelo conjunto da Académica deve-se ao facto da equipa surgir de dois preciosos empates, arrancados em Luanda, que deixa a formação com altos níveis motivacionais.

\"Quanto ao jogo de sábado (hoje), a equipa da Académica do Lobito é um adversário que temos de respeitar, porque vem de uma sequência de jogos positivos, teve dois empates em Luanda nas suas últimas deslocações à capital do país, diante do Progresso e do Interclube. Nos últimos dois jogos, a equipa teve duas vitórias, daí que é um adversário que está moralizado e deve merecer o nosso respeito\", assumiu o treinador.

Apesar dessa humildade e franqueza, o treinador afirma que os seus pupilos vão entrar em campo com todas as armas possíveis, no intuito de fazer um bom jogo e vencê-lo, para activar o renascimento das esperanças.\"Em função das performances da Académica do Lobito, temos de entrar em campo com uma obrigação, que é ganhar o jogo, para que possamos começar  a dar os passos necessários que nos possibilitem sair da zona onde nos encontramos\", prometeu.

O pouco tempo que está à frente do grupo, permitiu-lhe notar que os pupilos estão com uma carga anímica negativa, em função da própria situação pontual da equipa, o que leva a equipa técnica por si comandada a trabalhar  nessa vertente, para se inverter o quadro.

\"É claro, que em função da própria posição na tabela classificativa, dados os resultados dos jogos, encontrei um grupo animicamente debilitado, e uma das principais vertentes que estamos a trabalhar, é essa. Estamos a bater todos os dias nesse aspecto, porque é necessário alimentar a rapaziada, de confiança, para fazer acreditar que não são jogadores desvalorizados\", avançou.  

CASTIGO FEDERATIVO
Médio Manuel
falha desafio


O meio-campista do Atlético Sport Aviação (ASA), Manuel Porfírio Matos, está fora das opções do técnico Paulo Saraiva para o jogo desta tarde, diante da Académica do Lobito, em virtude do mesmo estar sujeito ao cumprimento de castigo federativo traduzido num jogo de suspensão, conforme o Comunicado Oficial da FAF nº 020/SG/17.

Sendo Manuel uma ausência de vulto na manobra da equipa, apesar de que tem sido utilizado mais na segunda parte dos desafios, essa vacatura vai obrigar o treinador a recorrer dos préstimos de Amarildo, ou de Gaca, dois outros atletas que podem compensar muito bem naquela zona da equipa aviadora.

Para este jogo, o técnico aviador não vai fugir muito à linha composta pelos jogadores que defrontaram o 1º de Agosto na jornada anterior nomeadamente Maguette à baliza, Xavier, Josemar, Magnusson e Júnior à defesa, Minguito, Gui, Reginó e Paulucho no meio-campo, enquanto Love e Bena são os avançados.