Asma rejeita pessimismo
Estudantes do Lobito em busca da confirmação amanhã no estádio Mártires da Kanhala no duelo diante dos caalaenses
Fotografia: Kindala Manuel
O treinador da Académica do Lobito, Ekrem Asma, está convicto de que a equipa que orienta, vai manter-se no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola. O turco -alemão justifica a sua posição, com o facto de os estudantes estarem melhor no cômputo dos jogos disputados com as formações aflitas, isto a partir do décimo ao 15ª lugar da tabela classificativa.
“Não vejo motivos, para o alarido, que se vive em torno da nossa presença na prova (Girabola). É preciso calma e muita responsabilidade no julgamento dos factos. A equipa está bem e recomenda-se. A derrota frente ao Benfica não deve ofuscar os nossos intentos, até porque, não vamos defrontar uma equipa qualquer. Está aí, porque investiu forte e sério, para a presente competição. Sabemos em que ponto estamos. Agora, exigir o que não se tem, é no mínimo, ridículo. Repito, é preciso paciência e respeito pelo trabalho dos outros”, assegurou.
Com o espectro da despromoção a persistir, a Académica do Lobito desloca-se na manhã de hoje a vila da Caála, palco do jogo de amanhã, às 15h30, no estádio Mártires da Kanhala, diante do Recreativo local, em partida pontuável para 29ª jornada do Girabola 2015.
A equipa entrou numa fase de preocupação tremenda, na medida em que um deslize na deslocação à Caála pode complicar as contas, pode valer-lhe a despromoção, pretensão que é descartada pela equipa técnica, atletas e dirigentes do grémio, que consideram a derrota em casa diante do Benfica de Luanda (2-1), estar ultrapassada.
A derrota diante da águia atrapalhou tudo, tanto é que a festa da confirmação que os estudantes tinham preparado, terminou em autêntico pesadelo. Foi momento de muita tristeza e repulsa que se viveu no Buraco, ninguém queria acreditar no que se viveu naquele momento, com os visitantes a festejar à brava e o público, perplexo, assistia à cena. Afinal, a derrota estava consumada e os lobitangas nada podiam fazer para inverter o quadro.
DETERMINAÇÃO
Estudantes
atentos à defesa
A equipa da Académica do Lobito, pode apostar, em função daquilo que nos foi dado a perceber no treino de ontem, no sistema defensivo - 4x5x1 ou 3x5x2 - para tentar sair da Caála com um resultado positivo, que passe por não perder o jogo da penúltima ronda do Girabola.
O técnico Ekrem Asma, para além de apostar no sistema táctico defensivo (4x5x1/3x5x2), poder efectuar algumas mudanças no “onze” que jogou e perdeu (2-1), para o Benfica de Luanda. O sector defensivo e o intermédio podem conhecer ligeira “revolução”, em função do peso e ambição do adversário que pretende vencer para despedir-se em grande dos seus adeptos, já que se trata do último jogo a realizar no estádio Mártires da Kanhala.
“O jogo com o Recreativo da Caála, vai ser o mais difícil de todos, já realizados por minha equipa. Repare, que nunca estivemos tão pressionados como agora, pese embora a nossa sobrevivência no Girabola continuar a depender de nós.
Não faz sentido, entrar em desespero, quando os indicadores estão a nosso favor.
O que se pede, nesta fase do campeonato, é tranquilidade e confiança ao grupo de trabalho, que tudo faz para conservar a permanência no Girabola”, disse o treinador.
A aposta inicial de Asma para atacar os almejados três pontos, passa por Wilson Alegre- Poko, Libero, Zuzi e Jorge- Cláudio, Effemberg, Bugo Jazz, Kadú e Cachi- Jacek Magdzinsk.
O atacante Joka Palana, por lesão, constitui baixa de vulto.
JG
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos