Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Avanado Ramb \\\"pisca olho\\\" baliza aviadora

Jorge Neto - 12 de Maio, 2017

Cabo-verdiano quer voltar a marcar

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro

O avançado do 1º de Agosto, Rambé, pretende manter a boa estatística com os golos, quando defrontar, no domingo, às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, o Atlético Sport Aviação (ASA), no dérbi referente à 14ª jornada do Girabola Zap.

Caso marque será o quinto jogo consecutivo, em que o jogador cabo-verdiano fará gosto ao pé, tornando-o num dos melhores finalizadores do campeonato no momento. Nesta altura, partilha com Fofó, do Progresso Sambizanga, a segunda posição na tabela dos melhores marcadores da prova, com seis golos, menos um que Jacques, do Kabuscorp do Palanca, artilheiro da competição. 

Rambé começou a mostrar acerto com as balizas na 10ª jornada, na goleada diante do Progresso Sambizanga, por 4-0, jogo em que bisou, o seguindo na 11ª, no empate a dois golos com o Recreativo do Libolo, onde marcou o primeiro tento. O saga continuou na 12ª ronda, onde foi o autor do golo da vitória de 1-0, sobre o Interclube, e fez o gosto ao pé na 13ª, no triunfo sobre o Progresso da Lunda Sul, por 2-1, apontando o primeiro tento.

O herdeiro da camisola 27, que pertenceu a Gelson, tem como objectivo colectivo ajudar a equipa a conquistar os três pontos no domingo e no capítulo individual, continuar a marcha goleadora, por isso trabalha durante esta semana, sem limitações. O ataque militar é o segundo melhor do Girabola Zap, com 22 golos, depois do Recreativo do Libolo, 24, e vai defrontar uma defesa que demonstra fragilidades, justificadas pelos 19 tentos sofridos. Neste particular, caso esteja em \"dia sim\" o avançado cabo-verdiano pode fazer mais uma vítima no campeonato. 

Assim sendo, antevê-se forte duelo entre o avançado rubro-negro e os defesas aviadores. Para já, o jogador vai ganhando confiança a cada jornada e tem contado com o apoio dos colegas dentro e fora do campo, na adaptação que por que está a atravessar, tanto no futebol nacional, como ao país.
O campeão nacional observaram folga ontem e hoje, às 8h30, retoma a preparação no campo do ex-RI20, seguida da habitual conferência de imprensa, onde o técnico-adjunto Ivo Traça e mais um jogador vão fazer a antevisão do jogo.
 JN

GABINETE DE SCOUTING
Miller reforça 1º de Agosto

O técnico Miller Gomes foi contratado pela direcção do 1º de Agosto para liderar o gabinete de scouting, base de dados e gestão de informação, em todas as estruturas do clube central das Forças Armadas Angolanas. O gabinete não existia nas estruturas dos campeões nacionais. Miller Gomes foi o escolhido por ser um renomado treinador de futebol, com provas dadas em termos de curriculum e conhecimento em ciência desportiva, tal como refere o recém-nomeado vice-presidente para o futebol, Paulo Magueijo, ao site oficial do clube agostino.

O técnico campeão nacional pela formação do Recreativo do Libolo, em 2014, foi apresentado na última quarta-feira, na sede do clube, e se enquadra no âmbito da gestão estratégica dos rubro-negro, tendo como objectivo figurar no futuro entre os colossos do continente e do mundo. Além do Recreativo do Libolo, Miller Gomes já orientou as formações do Petro de Luanda, Kabuscorp do Palanca, Benfica de Luanda e Petro do Huambo.

Antes de ser contratado estava ligado a um projecto juvenil ligado à caça de talentos para o futebol nacional. Na ocasião, o presidente de direcção do clube, Carlos Hendrick, justificou a aposta em matéria de scouting no clube, como uma necessidade de valorizar e proteger os jogadores recém-formados e dar maior credibilidade ao campeonato nacional.
JN