Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Avanado Ramb tem fome de golos

Jorge Neto - 04 de Maio, 2017

Goleador militar marcou nos ltimos trs jogos da equipa no campeonato

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro

O cabo-verdiano está a destacar-se em cada jogo que realiza na formação agostina, não só pelas finalizações que faz, também pelas várias intervenções durante os desafios, constitui sempre uma seta apontada para a baliza adversária.

Apesar dos cinco golos, no campeonato nacional, marcados todos com o pé, é no jogo aéreo que Rambé cria mais oportunidades para marcar, ganha nas alturas os seus contendores e na maior parte das vezes cabeceia a bola, que é defendida ou sai ao lado da baliza.

O camisola 27 dá provas de que além de usar o número utilizado por Gelson (melhor marcador da equipa no ano passado, com 23 golos) pretende liderar o ataque dos rubro-negros, algo que no início da época era visto com alguma desconfiança por parte dos adeptos, e da massa associativa do clube.

Nas últimas três jornadas, o cabo-verdiano fez o gosto ao pé, na vitória diante do Progresso do Sambizanga, na 10ª jornada (marcou dois), no empate frente ao Recreativo do Libolo, na 11ª jornada (marcou um) e na vitória com o Interclube, na 12ª (marcou um).

O primeiro golo rubricado por Rambé frente aos sambilas, na vitória por  3-0, foi suficiente para os campeões nacionais garantirem os três pontos,  na mesma situação o tento apontado no domingo, diante do Interclube, no triunfo por 1-0.

O avançado deixou a sua marca na quarta jornada, na vitória sobre a Académica do Lobito, por 2-0 (Bobó e Rambé), na vitória da 10ª jornada frente ao Progresso do Sambizanga, por 4-0 (bis de Rambé, Buá e Geraldo), na 11ª ronda, no empate contra o Recreativo do Libolo, por 2-2 (Rambé e Vado) e no triunfo registado na 12ª ronda, frente ao Interclube por 1-0 (Rambé).

O jogador que veio referenciado como goleador, estreou-se na quarta jornada diante dos estudantes do Lobito, curiosamente, equipa com que se estreou a marcar na presente edição do Girabola Zap.


LATERAL MILITAR
Natael falha deslocação a Saurimo


O lateral esquerdo, Natael, do 1º de Agosto, falha o jogo diante do Progresso da Lunda Sul, no sábado, às 15h00 no Estádio das Mangueiras, referente à 13ª jornada do Girabola Zap, por lesão, constitui grande baixa no sector defensivo da equipa campeã nacional.

A ausência de Natael, no jogo de Saurimo, vai ser a primeira, esta época, desde que o defesa foi contratado ao Recreativo do Libolo. A mesma resulta da mazela contraída no primeiro tempo do desafio de domingo, diante do Interclube, foi substituído por Mingo Bile.

Natael fazia parte do trio de jogadores totalistas, na formação rubro -negra, juntamente com o defesa central Bobó, contratado ao Kabuscorp do Palanca, e o médio central Buá, é por isso um activo importante na manobra da equipa.

O técnico Dragan Jovic pode apostar na mesma linha defensiva utilizada diante dos polícias, composta pelo guarda-redes Julião, os centrais Dany Massunguna e Bobó, além dos laterais direito Mingo Bile e o lateral esquerdo Paizo, que volta a jogar na sua posição de origem.

Ainda na senda das lesões, o lateral direito Isaac foi operado com sucesso em Portugal ao menisco da perna direita,  fica fora dos relvados num período de cinco a seis meses. O guarda-redes Tony Cabaça também sofreu uma intervenção cirúrgica na face, pode ter um tempo de recuperação de três meses.

O departamento médico dos agostinos gere ainda as recuperações do médio nigeriano Ibukun, e do extremo Geraldo.

Por outro lado, a equipa do 1º de Agosto segue amanhã, às 5h00, viagem para a província da Lunda Sul, voo da carreira da companhia TAAG, para no sábado à tarde, no Estádio das Mangueiras, defrontar o Progresso local, num terreno que nunca venceu.

Os pupilos de Dragan Jovic começaram a preparar, ontem de amanhã, no campo do ex-RI 20, a deslocação a Saurimo. Os jogadores apresentaram-se motivados, conscientes de que vão esforçar-se ao máximo para garantir um lugar no \"onze\" inicial, ou constar da lista dos 18 convocados.

Após a vitória sobre o Interclube, no domingo, no Estádio 11 de Novembro, o campeão nacional assumiu a segunda posição na classificação geral, e vai estar atento às movimentações do desafio entre o  Petro de Luanda e o líder Sagrada Esperança da Lunda Norte.
JN