Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Aviadores mantm malapata

Augusto Panzo - 29 de Abril, 2015

ASA continua dominado pelo Libolo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Atlético Sport Aviação (ASA) continua em desvantagem, soma sempre derrotas nos jogos com o Recreativo do Libolo, disputados desde à época de  2013 até ao momento, num total de cinco partidas.

Tudo começou em 2013, quando o ASA perdeu na primeira volta do Girabola, por 1-0, desaire que se repetiu no segundo turno, mas com vitória do Recreativo do Libolo por 2-1.

No campeonato de 2014, a equipa libolense infligiu nova derrota (1-0) aos aviadores na primeira volta, no jogo disputado na vila de Calulo, voltaram a vencer na partida da segunda volta, no Estádio da Cidadela, em Luanda, na qual a formação campeã nacional ganhou por 3-1, triunfo que permitiu ao Recreativo do Libolo conquistar o terceiro título no seu historial.

E como se não bastasse, a equipa do aeroporto continua sem poder de reacção perante o Libolo, pois não consegue nem tentar inverter o quadro negativo, voltou a claudicar no jogo da primeira volta do Girabola de 2015, agora por uma pesada derrota ( 4-0), num jogo em que o ASA terminou reduzido a dez jogadores, por expulsão de Avex. As estatísticas indicam que no mesmo período comparativo, até à décima jornada do Girabola,  o ASA ocupou três posições variadas, tendo sido último (16º) classificado no Girabola de 2013, com dez pontos.

No ano seguinte a formação aviadora deu um salto, passou a ocupar o 12º lugar, numa ligeira subida de quatro degraus na tabela, mas sem alteração nos valores pontuais, isso é, mantém os mesmos dez pontos. Presentemente, à saída da décima ronda o ASA é o 13º colocado da tabela geral, o significa um recuo de um lugar, em comparação a 2014, mas continua invariável no que toca à pontuação (dez pontos).
Num resumo estatístico, o ASA não vence o Recreativo do Libolo há duas épocas e meia consecutivas, o que revela que sempre que os aviadores tiverem pela frente a formação de Calulo, deve ser uma empreitada difícil.

PREPARAÇÃO
Roberto do Carmo
recupera jogadores


A equipa técnica do Atlético Sport Aviação (ASA) agendou para hoje, 9h00, na Ilha de Luanda, uma sessão de apuramento de índices físicos, depois da longa viagem de regresso efectuada ontem a meio da manhã, proveniente de Calulo, sede municipal do Libolo, onde defrontou e perdeu diante do campeão Recreativo do Libolo por 4-0, em jogo de complemento à décima ronda do Girabola.

Hoje a preparação vai cingir-se na recuperação dos atletas, para o desentorpecimento dos jogadores, em função dos mais de 200 quilómetros percorridos por via terrestre.

Os aviadores retoma amanhã à tarde, a partir das 15h30, na Academia Desportiva do 1º de Agosto, as sessões de campo, com vista a preparar o jogo da 11ª jornada do Girabola de 2015, em que vão ser visitados pela sensacional Académica do Lobito.

A equipa técnica encabeçada pelo treinador Roberto do Carmo “Robertinho” vai procurar corrigir ao menor pormenor possível, os erros cometidos no Estádio de Calulo, que permitiram ao ASA averbar a quarta derrota no Girabola 2015.

A primeira componente a ser tratada vai ser a psicológica, com vista a repor o estado anímico dos jogadores, que como se pode presumir, deve estar agastado com o pesado percalço sofrido na segunda-feira, para a ronda anterior, à qual se vão juntar as outras vertentes essenciais de treino.
AP