Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Aviadores reduzem carga de trabalho

Augusto Panzo - 18 de Outubro, 2015

Direco do ASA anuncia nos prximos dias a lista dos jogadores dispensados e as aquisies para a temporada 2016

Fotografia: Nuno Flash

O director para o futebol do Atlético Sport Aviação (ASA), Roberto Bravo da Rosa, afirmou ao Jornal dos Desportos, que não obstante o término do campeonato nacional, a equipa continua a trabalhar para manter o grupo em rodagem competitiva até as férias, que acontece em princípio no final deste mês.

O dirigente sublinhou que a equipa técnica reduziu a carga de trabalho em três sessões semanais. "Apesar do término do campeonato, a equipa do ASA continua a trabalhar. Neste momento apenas em três sessões por semana, as segundas, quartas e sextas-feiras", revelou.    De acordo a nossa fonte, a equipa encerra a época em principio entre os dias 22 ou 23 do mês em curso. "Estamos a prever terminar com os trabalhos ao longo da semana que tem início amanhã, e que se estende até os próximos dias ", precisou.

Esclareceu que a intenção de manter o grupo a trabalhar até ao momento, visa reduzir o período de férias. "A partir deste período vamos dar férias colectivas aos jogadores, com vista a gozarem o merecido descanso", acrescentou.

No que toca às dispensas e contratações, Bravo da Rosa, revelou estarem a trabalhar na lista e tão logo esteja concluída, os atletas nesta condição serão os primeiros a tomarem conhecimento. "Neste momento estamos a fazer a lista dos jogadores a serem dispensados, mas só posso avançar nomes nos próximos dias, isto é, depois do conhecimento e anuência do presidente do clube.

Enquanto isso, vamos nos manter em silêncio sobre esse aspecto", garantiu.

A equipa principal do ASA está em franca reestruturação, depois da passagem da legião que integrou jogadores como Love Kabungula, Paulão, Matias, Jamba, Jacinto e outros, que conseguiram três títulos consecutivos em 2002, 2003 e 2004, sob comando do treinador Bernardino Pedroto.


ÉPOCA 2015

Técnico renova
plantel aviador


O técnico brasileiro Roberto do Carmo "Robertinho", após assumir o comando dos aviadores na época 2015, revolucionou ligeiramente o plantel, dando mostras de alguma melhoria na qualidade de jogo, mas a equipa viveu um período critico nas últimas jornadas do Girabola, apesar da oitava posição, um lugar mais cómodo que nos últimos dois anos, em que ficou em 13º e 12º lugares, respectivamente.

Tal como o treinador afirmou numa das suas entrevistas ao Jornal dos Desportos, a sua missão no ASA passa pela formação de uma equipa renovada. A união entre a juventude e a experiência, no ponto de vista do brasileiro, surtiu os efeitos preconizados.

Tal como o seu antecessor Samy Matias, Robertinho encontrou a equipa aviadora numa fase bastante conturbada, sobretudo no capítulo financeiro. Sublinhou que se os principais patrocinadores do clube cumprirem os seus compromissos, é crível que se venha formar um plantel forte, capaz de fazer face aos papões do nosso futebol, alguns dos quais também se encontram numa fase de declínio.

Ao que nos parece, a aposta de Robertinho nos jovens como Nelito, Silva, Gaca e outros, assim como na experiência do capitão Manuel, deu num bom resultado, embora se espere o melhor para 2016.

Neste momento, o ASA é o quarto conjunto mais titulado do Girabola, com três feitos, atrás do Petro de Luanda, 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, este último, que agora conseguiu o seu quarto ceptro intercalado desde 2011.