Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Aviadores so "mestres" em contrariar favoritos

Paulo Caculo - 15 de Setembro, 2015

Equipa do aeroporto irredutvel em relao ao objectivo no Girabola 2015 que termina dentro de cinco jornadas

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Atlético Sport Aviação (ASA), é este ano um autêntico “mestre” em contrariar o favoritismos às equipas colocadas no topo da tabela de classificação, como potenciais favoritas à conquista do título do Girabola'2015, nomeadamente Libolo, Benfica, Kabuscorp e Petro de Luanda. Mesmo sem fazer um campeonato de grande nível, o tricampeão angolano às ordens do brasileiro Roberto do Carmo “Robertinho”, consegue corresponder às expectativas do adeptos. A forma como os aviadores têm  reagido às adversidades, como foi agora na 25ª jornada após forte revés sofrido na ronda anterior, serviu de prova clara da força colectiva mostrada pelos aviadores no presente campeonato.

E como os números não mentem e ajudam só a dissipar dúvidas, basta ver que nos jogos disputados com as equipas melhor posicionadas para a conquista do título do campeonato, o ASA foi capaz de contrariar o favoritismo inicialmente atribuído aos antagonistas, conseguiu pontuar na maioria deles. Na primeira volta, concretamente na 13ª jornada, os aviadores surgiram a anular os intentos do Kabuscorp, forçaram uma igualdade sem golos.Para confirmar também ser uma equipa com uma estrutura psicológica inabalável, os aviadores provaram na 19ª ronda que conseguem dar “pronta resposta"” aos períodos de crise, venceram o Petro de Luanda, por 1-0, na Cidadela, depois de nas jornadas anteriores terem sofrido derrotas expressivas nos jogos com o Libolo (4-0/10ª) e 1º de Agosto (5-0/12ª).

A equipa de Robertinho voltava a estar em evidência no embate frente ao Benfica de Luanda, na 23ª ronda, ao dividir pontos com o conjunto de Zeca Amaral, do empate a um golo, contrariando todos os prognósticos que atribuíam o favoritismo às águias, a julgar pelo brilhante campeonato que protagonizam este ano, em que se colocam na vice liderança do Girabola, a cinco pontos do Libolo.

Na última jornada, a postura dos aviadores não fugiu à regra. A equipa do aeroporto mostrou-se potente, para reduzir a nulo a intenção do líder conquistar os três pontos, em Luanda, impôs a este um teimoso empate sem qualquer golo. E, deste jogo sublinhe-se a capacidade organizativa que teve o ASA, em sujeitar o Libolo a intensos períodos de aflição, obrigou-o por vezes a assumir uma postura defensiva.Nas próximas cinco jornadas, os aviadores defrontam a Académica do Lobito (26ª jornada), 1º de Agosto (27ª), Kabuscorp (28ª), Desportivo da Huíla (29ª) e Domant FC, na 30ª jornada. O ASA ocupa a oitava posição do campeonato, com 29 pontos.