Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Benfica

Paulo Caculo - 20 de Outubro, 2009

Benfica de Luanda procura digerir a derrota sofrida no ltimo fim-de-semana

Fotografia: Jornal dos DEsportos

O Benfica de Luanda procura digerir da melhor forma a derrota sofrida no último fim-de-semana, frente ao 1º de Agosto. Durante a sessão de treinos realizada ontem, no campo de São Paulo, que marcou o começo do ciclo de preparação da última jornada do Girabola, a equipa técnica encarnada manteve uma conversa demorada com os jogadores.
Durante quase meia-hora de conversa, Joaquim Muyumba chamou a atenção dos seus pupilos para a importância de não perderem a concentração nesta fase derradeira do Campeonato. Os erros clamorosos cometidos pela defesa, com maior realce para a actuação anormal do guarda-redes Kizamba, constituem o principal motivo de preocupação dos benfiquistas.
O "keeper" foi, diante do 1º de Agosto, uma unidade em claro sub-rendimento, pela forma como esteve a jogar, longe das exibições a que já habituou aos adeptos encarnados. Kizamba, ao consentir cinco golos, num jogo em que a equipa até entrou a ganhar, provocou um ataque de nervos nos restantes colegas, acabando a situação por gerar um clima de instabilidade no seio da equipa. Como prova disso, durante o jogo os jogadores encarnados lançaram-se em discussão entre si, tentando cada um encontrar o culpado das desfeitas.

TITULARIDADE EM RISCO

Depois de ter firmado créditos na equipa do Benfica, que o habilitaram como um guarda-redes habituado a exibir-se ao seu mais alto nível, Kizamba pode perder o estatuto de titular indiscutível no “onze” de Joaquim Muyumba.
A quebra de rendimento demonstrada pelo guarda-redes encarnado, numa altura em que a equipa mais precisava dos seus bons reflexos, na disputa pelo segundo lugar, pode justificar o seu afastamento da equipa titular do Benfica na deslocação ao Namibe, no próximo domingo, ao encontro do Desportivo da Huíla.
Ainda que a equipa benfiquista tivesse motivos para se queixar da actuação do árbitro Romualdo Baltazar, cujo trabalho ficou, também, muitos furos abaixo, a exibição do seu guarda-redes acabou por prejudicar gravemente a equipa.
O plantel encarnado regressa ao trabalho esta manhã, a partir das 8h00, desta feita no Estádio dos Coqueiros.

Armando Machado afirma que Girabola
serve para formar boa Selecção Nacional


O presidente honorário da Federação Angolana de Futebol (FAF), Armando Machado, disse em Luanda que a presente edição do Campeonato Nacional da primeira divisão (Girabola’2009) vai servir para se fazer uma boa Selecção para o CAN’2010.
Em declarações à Angop, após vitória do Petro de Luanda sobre o ASA (2-1) no Estádio da Cidadela, no domingo, realçou que o seleccionador Manuel José tem estado a convocar bons futebolistas para os Palancas Negras, fruto da qualidade das equipas.
“O número de opções para os vários sectores aumentou devido à qualidade apresentada por muitas equipas, não só de Luanda como acontecia no passado”, disse.
Armando Machado citou exemplos da chamada de jogadores que actuam no Recreativo da Caála, Benfica de Luanda e Recreativo do Libolo para fazerem parte dos amistosos.
Os Palancas Negras, orientados por Manuel José, já efectuaram seis jogos. Venceram Togo (2-0) e Malta (2-1) e empataram diante da Guiné Conakry (0-0), Senegal (1-1) e Cabo Verde (1-1) e Camarões (0-0).