Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Benfica espera tirar Desportivo do 2 posto

Pedro Augusto - 22 de Abril, 2016

Benfica de Luanda pode igualar o 1 de Agosto na tabela de classificao do Campeonato Nacional

Fotografia: Paulo Mulaza

O segundo lugar do Girabola Zap 2016, ocupado pelo Clube Desportivo da Huíla, vai estar em jogo esta noite, a partir das 18h00, no estádio 11 de Novembro, na Camama. O Benfica de Luanda, aspirante ao "cadeirão", vai medir forças com os militares da Região Sul, em desafio válido para a nona jornada.

Separadas na tabela de classificação por dois pontos (17-15), vantagem dos militares da Região Sul, as águias às ordens de Zeca Amaral vão fazer do factor casa, um valor acrescido para colocarem um travão na boa campanha que o adversário realiza no campeonato, quer nos jogos em casa, como extramuro.

Uma tarefa nada fácil para os benfiquistas. Contudo, as duas vitórias consecutivas nas últimas rondas, animam o plantel encarnado na busca da terceira, o que a acontecer, vai colocar a equipa de Zeca Amaral na segunda posição, com 18 pontos, os mesmos que tem o 1º de Agosto, porém, os militares ficariam com menos dois duelos.

O Desportivo da Huíla está moralizado com a sensacional campanha na prova. Os resultados obtidos nas rondas anteriores com equipas de Luanda - ASA (vitória por 2-0) e Petro (empate sem golos) - são dados a ter em conta pelo Benfica de Luanda. Aliás, o adjunto Ivo Campos tem noção disso, por isso, a águia preparou o cenário desta noite com cautela.

Mesmo sem o goleador Pedro, a recuperar de uma cirurgia, o Benfica tem no seu ataque  Amido Baldé, o reforço que tem feito "estragos" às balizas contrárias. Porém, não basta aos encarnados terem uma boa linha ofensiva se descurarem do sector defensivo, pois os militares da Região Sul também têm à disposição bons atiradores.

Aliás, a manutenção do segundo lugar é o propósito do Desportivo no duelo desta noite no 11 de Novembro, que pode provocar alterações na tabela de classificação.


DESPORTIVO DA HUÍLA
Ivo quer “roubar” pontos na capital


O Clube Desportivo da Huíla pretende surpreender hoje à noite, o Benfica de Luanda, no Estádio 11 de Novembro, na abertura da nona jornada do Girabola Zap 2016. O desejo foi manifestado ontem ao Jornal dos Desportos pelo técnico Ivo Traça, que sustentou ser este o grande objectivo da equipa, para amealhar o maior número de pontos possíveis para sustentar a segunda volta da competição.

"Queremos entrar com dinamismo e tentarmos impor o nosso jogo. O Benfica é favorito à vitória mas podemos fazer uma gracinha em Luanda. Ou seja, o nosso objectivo e o de amealhar mais pontos e não perder", disse.

A equipa trabalhou ontem pela última vez no relvado do Estádio de Nossa Senhora do Monte, os aspectos técnicos e tácticos,  tendo em conta as características do adversário, o que permitiu potenciar ainda mais o grupo, de acordo com o treinador Ivo Traça.

"Estamos preparados para o embate", sustentou Ivo Traça, acrescentando que respeita o Benfica, principalmente pelo técnico que tem (Zeca Amaral), bastante experiente e estudioso, mas alerta que "respeito é uma coisa e jogo é outra. Vamos tentar contrariar o favoritismo do nosso adversário e alcançar um resultado satisfatório".

Ivo Traça pretende uma equipa rápida no contra-ataque e bastante dinâmica nas transições ofensivas e recuperações defensivas. Isso mesmo foi matéria de ensaios sucessivos durante a única sessão de trabalhos em que o mesmo esteve bastante interventivo, rectificado jogadas, posicionamento de jogadores e incutindo neles a garra e a determinação.

Ivo Traça vai poder contar no desafio desta tarde com o experiente defesa central Aly. O congolês democrático esteve ausente no jogo diante do Petro de Luanda, devido uma crise palúdica. Assim, caso o treinador aposte em Aly, o jovem Bonifácio deverá regressar ao banco de suplentes.

Ausências confirmadas no jogo de hoje são as do defesa direito Elísio e do médio ala Sílvio que se encontram lesionados.
Morais Canâmua no Lubango


BENFICA DE LUANDA
Águia pretende subir na tabela


Com excepção do avançado Pedro, que se encontra a recuperação da intervenção cirúrgica, o treinador do Benfica de Luanda, Zeca Amaral, tem o grupo disponível para o jogo desta noite, às 18h00, no estádio 11 de Novembro, na Camama, diante do Desportivo da Huíla, referente à nona jornada do Girabola Zap 2016.

A obtenção dos três pontos, para que a águia possa voar ao segundo lugar do campeonato, é assumido como o grande objectivo da equipa no duelo com a formação sensação do campeonato. Ainda assim, o treinador-adjunto Ivo Campos, analisa com cautelas a partida, pois vão ter pela frente um adversário que sabe jogar fora de casa.

 “Podemos analisar de uma forma cautelosa dada a boa qualidade do nosso adversário (Desportivo da Huíla). Está a realizar um excelente campeonato e está muito bem orientada pelo Ivo Traça. O que podemos prometer é que vamos lutar para atingir a terceira vitória consecutiva e com isso ultrapassar este mesmo adversário e atingirmos o segundo lugar da tabela classificativa, disse em entrevista ao site do Benfica.

Ivo Campos reconhece que tal como o adversário desta noite, que está a atravessar uma boa fase no campeonato, as águias também estão, por isso, prognostica um excelente jogo.

"O nosso adversário está moralizado e nós também o estamos, por isso, concordamos todos que é o jogo da jornada e esperamos nós agradar aos nossos adeptos com uma vitória", salientou.

O adjunto de Zeca Amaral assegura que no Benfica estão conscientes dos bons resultados do Desportivo com equipas da capital.