Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Benfica folgado

Betumeleano Ferro - 09 de Setembro, 2016

Benfiquistas podem conquistar mais trs no jogo que abre a 23 jornada do Campeonato Nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos



O Benfica de Luanda recebe hoje às 18h00, no estádio 11 de Novembro, o Porcelana do Cuanza Norte, um jogo capaz de ser sem história, se a águia confirmar todo o favoritismo com que vai entrar em campo. A jornada 23 não vai ser para cumprir calendário para a equipa treinada por Zeca Amaral, mas o desnível competitivo entre as duas equipas deixa antever tudo, menos uma surpresa inesperada na nova catedral do futebol nacional.

A diferença de qualidade entre os contendores é tão evidente, como os 13 pontos que separam as duas equipas. A maior valia do plantel encarnado pode ser determinante para a equipa de Zeca Amaral vencer com maior ou menor dificuldade.

O Benfica é forçado a pegar no jogo, com ou sem vontade tem de ditar o ritmo em campo, porque a estratégia do Porcelana deve privilegiar o contragolpe, a equipa do Cuanza Norte tem poucas hipóteses de qualidade para tentar repartir o comando da contenda.

As aparentes fragilidades do Porcelana podem se tornar rochedos ocultos se o Benfica de Luanda entrar displicente. Os encarnados podem facilitar as coisas com atitude competitiva, uma boa demonstração de força vai fazer com que a "rosa" de Cazengo fique imponente diante das garras aguçadas da águia.

A temporada agora está a correr bem para a águia, muitas jornadas atrás a equipa de Zeca Amaral andava na rua da amargura, é por isso que nas hostes encarnadas se falava em lutar pela manutenção. O discurso agora mudou, porque vieram os bons resultados, mas nada faz crer que o Benfica se esqueceu do seu passado a ponto de oferecer um presente ao adversário.

O Benfica de Luanda é o adversário ideal para enfrentar um condenado como o Porcelana, a águia também esteve com a corda no pescoço, ninguém melhor do que ela conhece o tipo de sentimento reinante nas hostes adversárias. É este tipo de conhecimento que vai espicaçar os encarnados na procura pela vitória, o passado impede a águia de adoptar uma atitude sobranceira.

O Porcelana deve estar sem muitas forças para realizar o milagre da permanência, a sorte final dos pupilos de Sarmento Seke há muito é conhecida.