Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Cala supera Domant FC

Augusto Panzo, no Huambo - 27 de Julho, 2015

Os dois conjuntos fizeram as substituies de forma simultnea, na inteno de darem maior acutilncia ao jogo

Fotografia: M.Machagongo

O Recreativo da Caála venceu ontem o Domant FC do Bula Atumba por uma bola sem resposta, com o tento apontado por Landry logo no primeiro minuto da partida que contou para o complemento da 18ª jornada do Girabola.

Na condição de visitado, o Caála entrou em campo muito determinado, o que resultou no golo madrugador, que apanhou em contra-mão a defesa do Domant FC, pois, foi numa altura em que essa estava numa fase de tentativa concentração. 

O Domant FC refeito do golo sofrido procurou equilibrar aos poucos o desafio, chegando a levar alguns lances de perigo à zona da baliza defendida pelo Caála, mas sem finalização digna.

A partida entrou então numa toada de hora ataco eu, hora atacas tu, com as duas equipas entregues na busca do golo da tranquilidade, por parte do Caála, e do empate, do lado do Domant FC, coisa que não aconteceu, levando com que o resultado se mantivesse favorável à equipa da casa no intervalo.

No reatamento os dois técnicos fizeram as substituições de forma simultânea, na intenção de darem maior acutilância ao jogo, mas depois dos primeiros 15 minutos dessa etapa complementar, a formação ida do Bengo assenhorou-se por algum tempo do domínio da partida, sem contudo chegar ao tento da igualdade.

O Recreativo da Caála recuperou o fôlego e passou a pressionar cada vez mais, mas a defensiva adversária esteve mais atenta, evitando que o pior acontecesse, que seria a ampliação do resultado negativo.

A entrada do médio Cabibi I, do Domant FC deu outra dinâmica ao conjunto visitante, porque o Domant FC passou a atacar com mais poderio, mas foi incapaz de chegar ao empate, o que deixou o adversário dar um pulo na tabela classificativa.
 
ARBITRAGEM
 
Paulo Talaya não esteve bem no jogo que dirigiu ontem, no Estádio Mártires da Canhala, onde o Recreativo da Caála defrontou o Domant FC do Bula Atumba. Apesar de não influenciado totalmente no desfecho final, Paulo Talaya demonstrou alguma tendência de inclinar o campo a favor da equipa de casa. Basta notar que deixou duas grandes penalidades por assinalar ainda no primeiro tempo, a favor do Domant FC, quando em jogadas de contra-ataque rápida, seguido de cruzamento para a grande área do Caála, a bola bateu na mão de um dos defensores caalenses, mas o juiz fez vista grossa, por duas ocasiões. Quanto aos fiscais de linha não houve muitos erros a registar, pois, tiveram um bom empenho. 

MELHOR EM CAMPO
Yamba Asha brilhou no jogo


O lateral esquerdo Yamaba Asha que na primeira volta deste Girabola esteve ao serviço da equipa do Doamant FC do Bula Atumba e neste segundo turno se transferiu para o Recreativo da Caála prestou um bom trabalho à sua nova equipa. Esteve em quase todos os lances ofensivos da Caála, tendo inclusive sido dele, o cruzamento que resultou em golo da equipa visitada, logo no primeiro minuto da partida.

NOS COQUEIROS
Águia sai a ganhar


A equipa do Benfica de Luanda venceu ontem o Progresso do Sambizanga, por 2-1, num jogo marcado pelas fortes emoções, em função do grande susto protagonizado pelo capitão benfiquista, Gilberto, que caiu inanimado no relvado, após um choque com um adversário, mas a situação foi ultrapassada pelo corpo médico.

O susto protagonizado por Gilberto aos 29´, acabou por condicionar as emoções no jogo, principalmente da parte dos seus colegas de equipa.O defesa Gomito Cassule adiantou os benfiquistas no marcador aos 37´.

O segundo golo dos encarnados surgiu aos 84´por intermédio de Pedro, de cabeça, mas os sambilas reduziram o marcador, Yano aos 88´ não deixou os seus créditos em mãos alheias.                                                                                     
JORGE NETO