Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Calulo pode folgar o lder

Betumeleano Ferro - 16 de Agosto, 2016

Seperados por trs pontos o primeiro e segundo classificado lutam para levar a melhor rumo conquista do campeonato nacional

Fotografia: Santos Pedro

A vigésima primeira jornada não trouxe nada de novo na liderança do campeonato. O primeiro e o segundo classificado venceram os respectivos jogos e continuam separados por três pontos, deixando a prova cada vez mais emocionante. Por isso, a disputa pelo título continua em aberto.O tira-teimas entre o Libolo e o 1º de Agosto, na próxima ronda, pode afastar ou emparelhar as duas equipas com melhores possibilidades matemáticas de conquistar o Girabola ZAP. A vantagem de três pontos, aliada ao maior número de vitórias, 14 contra 11, melhor ataque e melhor defesa, são trunfos importantes que jogam a favor dos rubro-negro.

Se os militares utilizarem bem estes dados estatísticos, podem sair de Calulo com a convicção de que apenas dependem de si para terminar com o jejum que dura desde 2006 e voltarem a erguer o tão cobiçado troféu da maior prova futebolística nacional.O jogo de sábado é de carácter decisivos para as duas equipas, quem vencer vai obter uma vantagem capaz de ser determinante nas contas finais. Todas as conjecturas favorecem na íntegra ao 1º de Agosto. O  conjunto orientado por Dragan Jovic tem tudo o que precisa para arrumar em definitivo com os libolenses, apenas necessitam de um triunfo para ficar seis pontos acima do perseguidor directo.

A segunda volta do campeonato está a provar que o campeão finalmente despertou para tentar revalidar o título, ainda assim, há todos os motivos para acreditar que o resultado do jogo de sábado vai influenciar, de maneira positiva ou negativa, na prestação do campeão.Ao contrário do que aconteceu num passado recente, pela primeira vez o Recreativo do Libolo recebe o 1º de Agosto forçado a ganhar, ou ganhar para ir ao encontro dos objectivos traçados para esta época. O campeão entra em campo sem margem para erro e das três hipóteses que dispõe, vitória, empate ou derrota, apenas uma mantém de 'pé' a esperança de terminar em primeiro.

Os libolenses estão proibidos de empatar ou perder, senão ficam numa posição indelicada. O campeão há muito se esforça em colocar a pressão sobre os militares, mas no sábado, tem a oportunidade de chegar aos mesmos 46 pontos do líder. A tão ansiada ultrapassagem que ambicionam concretizar, depende em parte do que vai acontecer na recepção ao líder.O 1º de Agosto aparenta ter perdido o foco no campeonato, as desnecessárias e longas paragens do Girabola ZAP prejudicaram em demasia a equipa rubro-negra. Ainda assim, o líder contínua a depender de si. Os militares estão em vantagem em todos os itens de desempate com o Libolo, agora só precisam sair de Calulo sem mancha nem mácula para aumentar as chances de ser campeão.

As exibições do comandante da prova provocam mais dúvidas do que certezas nos seus adeptos. É ponto assente que o Libolo tem demonstrado mais raça, às vezes tem arrancado vitórias à "ferro e fogo", mas se os militares vencerem em Calulo, poucos ou quase ninguém vai lembrar-se de revirar o passado, porque vão acelerar em definitivo o passo rumo ao título.O Girabola ZAP ainda está a muitas jornadas do final, mas é consensual que o Libolo-1º de Agosto pode ser determinante para ajudar a achar o campeão nacional. Um empate deixaria tudo na mesma, agora nada melhor do que esperar para ver se os contendores preferem resolver tudo nesta jornada ou se deixam passar mais algumas rondas, para definir o que pretendem.