Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Campeo com misso espinhosa

Teixeira Cndido - 27 de Setembro, 2015

A vitria do Libolo coloca a formao de Calulo mais perto do ttulo para o qual ainda est a concorrer o 1 de Agosto

Fotografia: Paulo Mulaza

O  Recreativo do Libolo pode fechar hoje todas as portas as aspirações do 1º de Agosto e o Benfica de Luanda de chegar ao título. A equipa de Calulo defronta o Benfica de Luanda, no Estádio dos Coqueiros às 16 horas, na partida de maior cartaz da vigésima sétima jornada.

Uma vitória do Libolo esta tarde "inibe" a pretensão dessas equipas de ainda discutirem o título, uma vez que faltam apenas mais três jornadas, que se traduzem em nove pontos.

Com a vantagem pontual resultante do triunfo sobre o Benfica de Luanda, Libolo precisaria apenas mais de um ponto para conquistar o quarto campeonato nacional, tornando-se desse modo na terceira equipa do futebol nacional.

A responsabilidade de impedir que o Recreativo do Libolo conquiste antecipadamente o título está nos ombros dos comandados de Zeca Amaral. Em caso de vitória do Benfica, os encarnados encolheriam a diferença pontual para cinco, e todas as portas estariam ainda abertas.

Esse é o único caminho que resta ao Benfica de Luanda, se ainda quer manter acesa a possibilidade de conquistar o seu primeiro título. No entanto, pelo que tem sido tradicional no Girabola, são remotas as hipóteses do Recreativo do Libolo perder o título.

A eventual vantagem de cinco pontos teria sido suficientes para o Libolo manter a liderança e chegar ao hepta-campeonato, pois tem todas e mais algumas condições para não desperdiçar essa oportunidade.

Os últimos três jogos permitem ao Libolo conquistar três pontos e selar essa discussão. A formação treinada por João Paulo defronta sucessivamente Recreativo da Caala (em Calulo), FC Bravos do Maquis e fecha com Académica do Lobito.

Do lado dos encarnados a situação não é tão fácil quanto parece, pois terão ainda pela frente 1º de Agosto, Académica do Lobito e o Kabuscorp do Palanca. O calendário é em teoria mais complicado para  formação orientada por Zeca Amaral do que o Recreativo do Libolo.