Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Campeo Libolo passa pelo Domant

Augusto Panzo, no Caxito - 03 de Agosto, 2015

A equipa de Calulo marcou todos os golos na etapa complementar do encontro disputado ontem fora de casa

Fotografia: M.Machangomgo

O Domant FC do Bula Atumba, último da tabela, não conseguiu ontem travar o líder Libolo, que está embalado para a revalidação do título. A equipa do Bengo perdeu no Estádio no Municipal do Dande por 2-0, diante da formação vinda de Calulo, com golos, desta equipa, apontados por Fredy aos 48´e 61´, e Brito aos 85´.

As duas equipas proporcionaram um grande espectáculo de futebol na primeira parte, onde, tanto do Domant FC do Bula Atumba, quanto o Recreativo do Libolo, deram mostras de que não queriam perder pontos, em função das respectivas classificações.

Tal determinação levou a que os dois conjuntos fossem para o intervalo com um nulo, o que proporcionou muita esperança aos adeptos do Bengo, que estavam convictos de que o Domant FC siaria do Estádio Municipal do Dande com pelo menos um ponto. Infelizmente foi puro engano para a massa associativa das terras do jacaré bangão, uma vez que o Libolo fez jus da sua condição de líder e campeão em título, facto que soube aproveitar da melhor forma.

Nestas circunstâncias, após o regresso dos balneários, a equipa de Calulo fez o primeiro golo da partida aos 48 minutos, com a chancela de Fredy, o mesmo que viria ampliar o placar aos 61´, enquanto Brito, vindo do banco, sentenciou o placar aos 85´. Apesar de toda tentativa de reacção demonstrada pelo conjunto agora tecnicamente dirigido por Manuel de Oliveira “Nguami”, esta em nada resultou para contrapor o poderio ofensivo do Recreativo do Libolo, que se aproveitou da melhor forma nos contra-ataques rápidos, apanhando em contra-pé a defensiva adversária. 

Este desfecho mantém a acérrima luta no topo, pois o comando continua com a mesma diferença pontual, o que deixa ainda em aberto a possibilidade de quem será campeão desta época.

ARBITRAGEM

Bom trabalho
TTalvez, em função da própria dimensão do desafio, em que estiveram envolvidos os dois pólos da tabela - na cauda e no comando - José Álvaro que foi indicado pelo Conselho Central de Árbitros de Futebol da FAF para dirigir a partida dos pólos, em que o Domant FC do Bula Atumba, último classificado da tabela recebeu o Recreativo do Libolo, líder da tabela, esteve ligeiramente inclinado para o lado dos forasteiros, apesar disso não ter sido muito notável.

O árbitro soube conduzir o grande espectáculo de futebol que decorreu no Municipal do Dande, tal como o havia dito treinador interino do conjunto do Bengo, Manuel de Oliveira “Nguami”, nos momentos certos, mas também pôde fazer vista grossa noutras ocasiões. Apesar disso, não teve muitos motivos de queixa, da mesma forma que a dupla de assistentes, constituída por Pedro Alberto e Estanislau Guedes, que foram simplesmente regulares.

MELHOR EM CAMPO
Fredy funcionou
O médio Fredy, do Recreativo do Libolo, foi a unidade mais valiosa da partida entre o Domant FC do Bula Atumba e o Recreativo do Libolo, naquele que foi a disputa entre as equipas dos pólos da tabela. Foi o homem que estrangulou toda a estratégia montada pelo técnico Manuel de Oliveira “Nguami”, que, diga-se em abono de verdade, resistiu na primeira parte, mas acabou por claudicar na segunda.!

DECLARAÇÕES
 
Oliveira “Nguami” (Domant )
"Libolo foi superior "

"Bem, em termos gerais a equipa até portou-se bem. Tivemos uma primeira parte bem conseguida, mas na segunda, a experiência do Libolo veio ao de cima e acabámos por claudicar. Vamos continuar a trabalhar, porque nada ainda está perdido, pois faltam trinta e três pontos em disputa".


João Paulo (Libolo)
"Vencemos bem o jogo"

 "Claro que na lógica um jogo de futebol tem duas equipas em campo, e uma delas joga aquilo que a outra deixa. Não tivemos estratégia nenhuma. Tentámos entrar como temos entrado sempre, numa fase de adaptação do terreno naquilo que é muito regular. A equipa do Domant esteve muito bem também, e na segunda parte nós tentámos reajustando e fazer aquilo que conseguimos, que felizmente nos possibilitou vencer e muito bem o jogo"