Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Campeão Nacional estagia em Benguela

Jorge Neto - 22 de Março, 2017

O campeão 1º de Agosto realiza a partir de hoje, em Benguela, uma semana de preparação, dada  a pausa que se regista no Girabola Zap, devido ao compromisso da Selecção Nacional. Em terras de Ombaka, o conjunto militar vai defrontar algumas equipas locais, de modos a manter o ritmo competitivo, e de regresso ao palco de estágio da pré-época deste ano.

Depois da primeira derrota no Campeonato Nacional, no sábado, na deslocação ao reduto do Sagrada Esperança da Lunda Norte, por 1-0, desafio que foi pontuável para a 7ª jornada, a formação do Rio Seco vai rever os erros para voltar a encontrar o caminho das vitórias.

O ambiente que se vive no ex-RI 20, é de total reflexão e concentração, apesar de saber de antemão que o Sagrada Esperança é um adversário temível em casa, ainda não  perdeu em casa, nem sofreu  qualquer golo no seu reduto, a formação militar traçou como objectivo principal a conquista dos três pontos.

A derrota dos campeões nacionais, diante dos diamantíferos, foi a segunda esta época, porque já se defrontaram no estágio pré-competitivo em Benguela, com o triunfo a sorrir  aos verde e brancos, por 2-1.

Decorridas sete jornadas no campeonato, os rubro -negros marcaram 12 golos, sofreram dois, dividem o posto de defesa menos batida, com o rival Petro de Luanda, terceiro classificado. Em relação ao ataque, os pupilos do bósnio Dragan Jovic formam um trio com o líder da competição, Kabuscorp do Palanca, e 1º de Maio de Benguela, com 12 golos apontados.

Dos 21 pontos possíveis, os campeões nacionais conseguiram 16, ou seja, perderam cinco, no empate a um golo com o Recreativo da Caála, referente à 2ª jornada, e a derrota frente ao Sagrada Esperança da Lunda Norte, no domingo. O lateral esquerdo Natael e o médio ofensivo Buá, estão ao serviço da Selecção Nacional, para o duplo amistoso com as similares de Moçambique e da África do Sul.

O lateral direito Isaac, também foi convocado, devido a uma lesão foi dispensado. O próximo jogo dos militares acontece no dia 2 de Abril, com o Santa Rita da Cássia,  desafio a contar para  a  8ª jornada do Girabola Zap.
JN

GERALDO É O MAIS GRAVE
Lesões afectam jogadores militares

Quatro jogadores influentes na manobra da equipa do 1º de Agosto, atarefam o departamento médico que procura dar solução célere, para integrá-los ao trabalho de campo, liderado pelo técnico bósnio Dragan Jovic. Trata-se do lateral direito Isaac, do lateral direito/médio Mingo Bile, do médio central Ibukun, e do médio ofensivo Geraldo.

Os referidos jogadores estão limitados fisicamente, constituem baixas nos treinos do conjunto militar,  Geraldo é o mais grave, não disputou os desafios com o Desportivo da Huíla (vitória por 2-0), FC Bravos do Maquis (2-0) e Sagrada Esperança, no domingo, no Dundo, derrota por 1-0. 

Contudo, os jogadores seguem hoje com a equipa para o curto estágio que vão realizar em Benguela, prosseguem naquela província o programa de recuperação da condição física. O objectivo do departamento médico, liderado pelo Dr. Abel Sanz, é devolver os atletas, o mais breve possível, à equipa técnica.

A influência dos quatro jogadores, na manobra dos campeões nacionais, é inegável, pois com a excepção de Mingo Bile, os demais são titulares indiscutíveis. Porém, apesar de constar uma única vez no \"onze\" inicial este ano, o “camisola 7” destaca-se por ser o melhor marcador da equipa, com dois golos.

O próximo jogo dos agostinos realiza-se no dia 2 de Abril, com o Santa Rita da Cássia, no Estádio 11 de Novembro, referente à 8ª jornada do Girabola Zap, tempo que o corpo médico tem para recuperar os jogadores.
JN