Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Campeo define jogos amigveis para estgio

Jorge Neto - 06 de Janeiro, 2018

Militares iniciaram ontem em Benguela a preparao da poca 2018

Fotografia: Vigas da Purificao| Edies Novembro

A equipa do 1º de Agosto prevê disputar cinco jogos amigáveis, no estágio pré-competitivo, na província de Benguela, onde se encontra desde ontem de manhã até ao dia 27 de Janeiro, com vista à preparação para a próxima época.
De acordo com o chefe do departamento de futebol do clube militar, José Manuel, os bi -campeões nacionais confirmam a realização de três partidas, diante da formação do Desportivo da Huíla, da Académica do Lobito e do Sagrada Esperança da Lunda - Norte, enquanto os outros dois, acontecem  durante a permanência do plantel na cidade das acácias rubras.
A direcção do clube aposta em realizar uma boa campanha, nas quatro frentes em que vai estar engajada em 2018, a começar pela Supertaça diante do rival, Petro de Luanda, no dia 4 de Fevereiro, seguido da primeira eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos, entre os dias 9,10 e 11 de Fevereiro, em Luanda.
A Taça de Angola e o Girabola Zap completam o calendário de provas, já que o jogo de estreia é com o Progresso do Sambizanga, que pode não realizar-se na data prevista, em função dos compromissos militares nas Afrotaças.
O sérvio Zoran Maki está ciente das responsabilidade, espera manter à mística resgatada pelos agostinos nos últimos dois anos, em que conquistaram três títulos, dois dos campeonatos nacionais e uma da Supertaça, sob liderança do compatriota Dragan Jovic.
A direcção do clube apostou no novo técnico, por \"conhecer bem a casa\", em que já foi adjunto de Ljubinko Drulovic e orientou mais duas equipas do Girabola Zap, o Kabuscorp do Palanca e o Sagrada Esperança da Lunda - Norte, respectivamente. Com o grupo quase completo, o lateral esquerdo Natael, dispensado dos trabalhos da selecção nacional, por conta de uma lesão no tornozelo, também seguiu viagem para Benguela e dar continuidade à recuperação da sua condição física.
O plantel às ordens do sérvio Zoran Maki é composto pelos seguintes jogadores: Tony Cabaça, Neblú, Julião e Cessane (guarda-redes) - Dani Massunguna, Paizo, Bobó, Isaac, Natael, Yisa, Bonifácio (defesas) - Gogoró, Buá, Catraio, Medá, Gui, Chow, Macaia, Mário, Ibukun, Mingo Bile, Cirilo e Vanilson (médios) - Geraldo, Nelson da Luz, Vado, Guelor, Jacques e Fiston Razak (avançados).


AUSENTE
Nigeriano Ibukun aguardado nos próximos dias


O médio nigeriano Ibukun não seguiu viagem ontem com a equipa do 1º de Agosto, por estar ausente do país, para tratar de assuntos pessoais. O influente jogador é aguardado nos próximos dias, para integrar os trabalhos de preparação.
A equipa técnica conta com o camisola 10 para a época que se avizinha, é um dos jogadores que conseguiu o carinho dos adeptos agostinos, por tudo quanto dá ao conjunto bi -campeão nacional.
Ibukun forma uma dupla entrosada com Buá,  no meio -campo, além de participar de forma efectiva na construção das jogadas ofensivas, também contribui nas finalizações, tornou-se um atleta de destaque no plantel militar.
Em 2017, o nigeriano diminuiu o desempenho, em função do longo período em que esteve lesionado logo nas primeiras jornadas, regressou na segunda volta do campeonato nacional e marcou um golo, contra os três do ano anterior.
Para esta época, o médio ambiciona fazer melhor em relação ao ano passado e dar o contributo para voltar a festejar no final à conquista de mais títulos.