Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Campeão nacional folga hoje

Jorge Neto - 11 de Maio, 2017

1º de Agosto observa um dia de folga

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edições Novembro

O plantel do 1º de Agosto observa um dia de folga, para \"retemperar\" as energias, com vista a recepção ao Atlético Sport Aviação (ASA) no domingo, às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, referente à 14ª jornada do Girabola Zap. Trata-se de um derby,logo, o pensamento está virado de forma exclusiva para a conquista dos três pontos.

Dragan Jovic, técnico agostino, retoma amanhã às 8h30, no campo do ex-RI20, a  preparação normal, sem recorrer esta semana ao palco do jogo, onde habitualmente nos sete dias treina, em véspera dos desafios, quando  joga naquele recinto.

Além do lateral esquerdo Natael, que já integrou o trabalho colectivo, após falhar os dois últimos jogos, o mesmo acontece com o médio nigeriano Ibukun, que trabalha há semanas com o grupo, mas ainda não regressou as opções da equipa técnica. Talvez o jogador regresse neste final de semana.

No ano passado, quando estas equipas se enfrentaram para o campeonato nacional, os militares repetiram o mesmo resultado favorável,  3-0, nos dois jogos. No cômputo geral marcaram seis golos sem sofrer nenhum. Esta temporada, o favoritismo continua do lado dos rubro -negros que lideram o Girabola Zap,com 30 pontos, enquanto os aviadores ocupam a penúltima posição na tabela de classificação. 

DEFESA
Rubro-negros concedem mais golos


A defesa da equipa do 1º de Agosto deixou de ser tão sólida, como era,  no início do campeonato. Nas últimas três jornadas sofreram três golos, ou seja, foi buscar a bola no fundo da  baliza mais vezes, do que nas primeiras 10 jornadas do Girabola Zap, que sofreram dois golos.

O sector comandado pelo defesa -central e capitão de equipa Dany Massunguna, apresenta alguma baixa de rendimento defensivo, depois do empate a dois tentos diante do Recreativo do Libolo, na 10ª jornada e um golo frente ao Progresso da Lunda Sul, na vitória por 1-2, a contar para a 13ª, ficou em branco no triunfo sobre o Interclube, por 1-0, na 12ª ronda.

Antes disso, os campeões nacionais sofreram  dois golos em 10 jornadas, nomeadamente, na 2ª, no empate frente ao Recreativo da Caála, por 1-1, e na derrota diante do Sagrada Esperança da Lunda Norte, por 1-0, para a 7ª ronda.  Nos outros desafios manteve intocáveis as redes. Ainda assim, conservam o estatuto de melhor defesa do campeonato, com cinco golos sofridos.

Este ano, na defesa militar  já foram utilizados pela equipa técnica liderada por Dragan Jovic dois guarda-redes, Tony Cabaça (lesionado) e Julião, os laterais direitos, Isaac (lesionado), Paizo e Mingo Bile, no lado esquerdo Natael e Paizo, enquanto no centro da defesa Dany Massunguna, Bobó e Sargento.
JORGE NETO