Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Campeo prepara lio para consolidar liderana

Betumeleano Ferro - 16 de Março, 2019

Militares so fovoritos no duelo com os estudantes

Fotografia: Vigas da Purificao, Edies Novembro

Sem a sombra dos rivais, o 1º de Agosto vai tentar aproveitar para prolongar a bonança diante da Académica do Lobito, amanhã, às 17h00, no 11 de Novembro. Os estudantes tornaram-se velhos fregueses do campeão, pelo que é quase consensual que os militares têm a lição estudada, para desferir os golpes do costume para conquistar um triunfo, quase esperado.
Os militares estão ansiosos de somar mais 3 pontos, para dissipar as dúvidas que eles mesmos ajudaram a criar nas duas jornadas inaugurais da segunda volta, via de regra o campeão costuma ser intratável, quando forçado à reagir.
Se a fúria for a mesma do costume, fica claro que os estudantes vão ter de fazer o impossível até, para conseguirem o empate, o 1º de Agosto agiganta-se quando colocam a sua competência em xeque.
A Académica do Lobito está a viver um dos períodos mais conturbados do campeonato, está longe da forma ideal para conseguir ser o adversário competitivo para fazer o 1º de Agosto suar as estopinhas, mas como o futebol às vezes é fértil em surpresas, os estudantes podem, até com um golpe de eficácia, deixar os adeptos do campeão outra vez com motivos de queixa.
O 1º de Agosto vai jogar com o resultado do Kabuscorp do Palanca, os palanquinos entram hoje em cena diante do Santa Rita de Cássia. A diferença de qualidade e o estado de forma dos contendores fazem com que o Kabuscorp esteja já com um pé na vitória no jogo, que começa às 17h30 nos Coqueiros, os católicos andam de mal a pior na segunda volta, por isso, pode não ser nesta ronda que vão tirar a barriga da miséria.
O prognóstico é diferente, quando se olha para o dérbi Interclube - ASA, 15h30, no 22 de Junho, as duas equipas estão como que a fazer uma travessia no deserto, andam perdidos nos maus resultados, um deles pode sorrir no final, tudo vai depender da atitude emocional do potencial vencedor.Ainda para hoje está programado o Sagrada Esperança - Recreativo do Libolo, 15h00,  no estádio do Dundo, este é provavelmente o jogo mais equilibrado da tarde.
Os diamantíferos estão mais competitivos e regulares, se tirarem bom proveito do momento competitivo podem facturar em casa, desde que estejam atentos aos libolenses, é verdade que a equipa de Calulo está a fazer um campeonato para esquecer, mas isso de modo algum significa que não tem chances de lutar pelos pontos.O FC Bravos do Maquis - Progresso Sambizanga é um dos atractivos do domingo, as duas equipas estão competitivas e recomendam-se, para protagonizar um jogo equilibrado.
A partida entre maquisardes e sambilas inicia às 15h30, no Mundunduleno, se os contendores forem ao encontro das expectativas podem muito bem justificar tudo o que espera deles, a vitória pode sorrir para qualquer um dos lados, pois o Maquis e o Progresso são equivalentes.O Ferrovia voltou a sentir orgulho do seu Desportivo da Huíla, é possível que no domingo os militares da Região Sul prolonguem o novo período de lua mel com os adeptos, porque têm muitas chances de ganhar ao Cuando Cubango FC, um adversário em franca recuperação.
O grande aproveitamento caseiro faz do Desportivo o favorito, realmente os jogos no Ferrovia têm sido de má memória para os visitantes, é por isso que os adeptos já estão a fazer contas com os 3 pontos.As boas indicações deixadas pelo Cuando Cubango FC nesta segunda volta só chegaram ainda para fugir do último lugar, vai ser necessário um esforço extra, para os forasteiros conseguirem, no mínimo, um ponto contra o sensacional Desportivo da Huíla.Por dificuldades de transportação o Sporting de Cabinda - Saurimo FC  foi remarcado para o dia 23, ao passo que a 27 do corrente a jornada 20 encerra com o Caála - Petro de Luanda.